Psoríase

Psoríase

Psoríase é uma doença de pele crônica e não contagiosa que afeta, principalmente, pessoas abaixo dos 30 anos ou acima dos 50.

Os sintomas característicos incluem vermelhidão, descamação da pele, dor, coceira e queimação; por isso pode ser confundida como uma simples alergia.

Embora as causas não sejam totalmente conhecidas, sabe-se que a psoríase está relacionada ao sistema imunológico. Além disso, fatores externos também podem desencadear a doença, entre eles estresse, tabagismo, bebidas alcoólicas em excesso e medicamentos antidepressivos.

Manter a pele limpa e hidratada, além de evitar os fatores indicados acima, é a melhor forma de prevenir o surgimento da doença.

Existem diversos tipos de psoríase, com sintomas muito parecidos, que podem afetar partes do corpo como joelhos, cotovelos, couro cabeludo, unhas das mãos e dos pés, axilas e virilha.

Como ainda não há cura, os tratamentos disponíveis visam controlar os sintomas. Assim, costumam ser indicados produtos para hidratar a pele, medicamentos orais, tópicos ou injetáveis (em casos mais graves).

Deseja mais informações? Entre em contato com a Clínica Ideal.



 

Psoríase

psoriase

Psoríase

psoriase

A psoríase é uma doença crônica de pele, não contagiosa e relativamente comum, que afeta pessoas com menos de 30 anos ou superior aos 50.

 

Dessa maneira, causa vermelhidão na área, descamação da pele, dor, coceira e queimação. Além disso, pode ser confundida com uma simples alergia.

 

Causa da psoríase

 

Suas causas ainda são desconhecidas, mas já se sabe que está relacionada ao sistema imunológico. Fatores externos, da mesma forma, podem desencadear a doença como, por exemplo, estresse, fumo, ingestão de bebidas alcoólicas em excesso e medicamentos antidepressivos.

 

Tipos

 

Há diversos tipos dessa doença com sintomas bem parecidos. Segue abaixo cada uma delas:

 

  • Em placa: É a manifestação mais comum que surge, principalmente, nos joelhos, cotovelos, costas e couro cabeludo;
  • Ungueal: Afeta as unhas das mãos e dos pés, fazendo com que cresçam de forma anormal. Além de causar engrossamento, descamação, mudança de cor e deformidade. Há casos de descolamento das unhas;
  • Do couro cabeludo: Surgem placas no couro cabeludo, podendo variar entre leve e moderada;
  • Gutata: Surge em crianças e adolescentes em forma de pontinhos vermelhos e escamosos na pele. Assim, pode desenvolver-se e progredir até o tipo em placa;
  • Invertida: Afeta áreas úmidas como, por exemplo, axilas, virilhas, embaixo dos seios e ao redor das genitálias. Além disso, manchas vermelhas e inflamadas se agravam caso a pessoa seja obesa ou há sudorese e atrito excessivo na área;
  • Pustulosa: Podem ocorrer manchas, bolhas ou então pequenas bolhas de pus em todas as partes do corpo ou em áreas menores, como mãos, pés ou dedos. Assim, elas secam dentro de um ou dois dias, podendo reaparecer. Em casos generalizados causa febre, calafrios, coceira intensa e fadiga;
  • Eritrodérmica: Forma mais grave e rara da doença. Nesse sentido, as manchas podem comprometer a proteção dos tecidos, atingindo cerca de 75% do corpo ou mais;
  • Artropática: Além de inflamações e descamação, causa fortes dores nas articulações dos pés e mãos, coluna e juntas dos quadris. Além disso, pode causar rigidez progressiva e até deformidades permanentes.

Prevenção

 

A prevenção é feita somente mantendo a pele limpa e hidratada, bem como evitando o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e do tabaco.

 

Tratamento de psoríase

 

Como ainda não há cura para essa doença, os tratamentos cuidam do controle dos sintomas. Por isso, são indicados produtos para hidratar a pele, uso de medicamentos orais ou tópicos como, por exemplo, pomadas e cremes para tratar as lesões e medicação injetável nos casos mais graves (imunobiológicos). Há também a fototerapia como tratamento.

Quem Somos

A Clínica IDEAL é assim denominada por ser a abreviação de: CLÍNICA INTEGRADA DE DERMATOLOGIA E ALERGOLOGIA. Prestamos serviços na área de Dermatologia, Cosmiatria (área voltada para a beleza da pele e tratamentos estéticos) e Alergologia há mais de 15 anos, até então como Clínica Dermatológica Dra. Solange A D M Gomes. A Dra. se mantém a frente da direção técnica, mas passamos a utilizar o nome IDEAL.

Contato