O Melasma é caracterizado pelo surgimento de manchas escuras na pele, em áreas como, por exemplo, testa, bochechas, nariz, acima dos lábios e colo. Além disso, há casos em que a face toda pode ser afetada.
Causas
As causas ainda não são totalmente esclarecidas, mas esse problema ocorre devido o aumento de melanócitos, células que produzem a melanina presente na pele. Fatores como alta exposição solar, distúrbios hormonais ou predisposição genética podem, de fato, contribuir com o surgimento das manchas. É mais comum em mulheres de 20 a 50 anos de idade.
Tipos de Melasma
Há três tipos de Melasma, são eles:
- Epidérmico: A formação de melanina se instala apenas na epiderme, a primeira camada da pele;
- Dérmico: Atinge a camada mais profunda da pele, localizada entre a epiderme e a hipoderme, o que torna as manchas mais difíceis de serem tratadas;
- Misto: Quando as manchas afetam tanto a camada superficial quanto a camada mais profunda da pele.
Prevenção
A melhor maneira de evitar esse problema é protegendo a pele de grande exposição solar. Portanto, o uso diário de filtro solar com FPS 30 é importante. Além disso, ingerir alimentos ricos em vitaminas C e E é uma indicação, assim como utilizar produtos recomendados para o seu tipo de pele.
Tratamento de Melasma
Ainda não há cura efetiva para o Melasma. Em casos de manchas que já estejam em evidência na pele, os tratamentos indicados são:
- Peeling: Os peelings químicos superficiais promovem uma leve esfoliação com equipamentos próprios para essa finalidade, melhorando o aspecto da pele e clareando as manchas;
- Microagulhamento a laser: O procedimento é realizado com um equipamento composto por microagulhas que causam pequenas perfurações na pele e, assim, induzem a geração de colágeno, aumentando a ação do metabolismo da região, permitindo assim a penetração de mediações e nutrientes específicos;
- Laser ND Yag: É um dispositivo que emite pulsos de energia de alta penetração em espaços de tempo muito curtos, procurando pigmentos de melanina para minimizar as manchas.
Além disso, há o tratamento medicamentoso que deve ser receitado pelo médico durante a consulta.