O Laser CO2 fracionado é um procedimento que provoca estimulação a produção de colágeno, esticando a pele e melhorando sua aparência. É indicado para tratar:
- Estrias novas e antigas;
- Rugas finas e linhas de expressão;
- Flacidez;
- Verrugas;
- Cicatrizes de acne;
- Manchas e olheiras.
Pré-procedimento
É necessário que a pele esteja completamente higienizada e desengordurada. Não é indicado que esteja bronzeada; o uso de cremes e ácidos é permitido até 2 dias antes do procedimento.
Procedimento
Um único raio é dividido em vários micro raios que atingem a pele de maneira profunda e em regiões menores, causando menores lesões que se misturam com as áreas não afetadas, causando menos agressão a pele, facilitando na recuperação, que ocorre de maneira mais rápida.
O número de sessões vai variar de acordo com o caso de cada paciente, podendo ser de 2 a 5 sessões. A periodicidade que ocorrem as sessões também varia, pode ir de 45 dias até 3 meses, de acordo com a orientação médica.
Contraindicações
Esse tipo de tratamento não é indicado para pessoas de pele negra, com tendência a queloides, portadores de vitiligo, lúpus e outras doenças fotossensíveis, herpes ativos ou outras infecções de pele. Pessoas que utilizam remédios fotossensibilizantes, anticoagulante orais e isotretinoína, como tratamento contra acne, também não podem se submeter a esse procedimento. Também não é indicado para mulheres em período gestacional.
Pós-procedimento
É normal que a pele fique sensível e inchada por até 15 dias, a vermelhidão pode durar cerca de 45 dias. Utilizar protetor solar diariamente é imprescindível.
A alimentação também influencia na produção do colágeno, sendo assim, alimentos ricos em proteínas, são bem-vindos. Para de fumar também é um fator, já que os cigarros interrompem os micro-vasos da pele, diminuindo a oxigenação e a circulação de nutrientes, causando a diminuição de vida das células responsáveis pela produção de fibras colágenas.