As estrias são cicatrizes formadas por conta do rompimento das fibras elásticas e colágenas, ocasionadas por estiramento da pele. Normalmente as marcas não apresentam nenhum tipo de sintoma ou incômodo a saúde, mas podem arder e coçar em alguns casos. Outro fator, por exemplo, é a autoestima abalada, tanto dos homens quanto das mulheres.
Causas
Geralmente, são ocasionadas devido a gravidez, bem como ganho drástico de peso, aumento dos seios ou então uso de anabolizantes. Além disso, fatores genéticos e hormonais também podem influenciar seu aparecimento precoce.
As fibras diminuem a densidade da derme e epiderme, formando lesões que podem aparecer em áreas como, por exemplo, flancos, glúteos, coxas, seios e abdômen.
Tipos de estrias
Há dois tipos de estrias, sendo elas:
- Novas: Se desenvolvem na coloração rosada e arroxeada, podendo apresentar coceira, devido a inflamação;
- Antigas: Se apresentam na coloração esbranquiçada, pois não há processo inflamatório ativo, ou seja, já se encontram cicatrizadas, havendo atrofia das fibras colágenas e elásticas.
Prevenção
A maneira mais eficaz de prevenir o surgimento de estrias é mantendo a pele hidratada, usando cremes e óleos vegetais pós-banho. Além disso é importante se manter hidratado, tomando cerca de dois litros de água por dia. Controlar a alimentação e praticar exercícios físicos também auxiliam.
Como tratar as estrias?
Como ainda não há cura para esse problema, o tratamento varia conforme o estado da estria, tratando-a e melhorando a sua aparência. O melhor momento para tratá-las, entretanto, é quando se encontram avermelhadas, logo no início, utilizando cremes e hidratantes, principalmente os cicatrizantes.
No entanto, no caso de estrias mais antigas, as brancas e as mais escuras, é indicado tratamento e aplicações de subcisão, um procedimento cirúrgico em que a agulha quebra as traves de fibrose. Assim, gera um hematoma e, por consequência, estimula a formação de colágeno, recuperando parcialmente a estria.
Além disso, o tratamento de estrias pode ser feito através do Laser de Erbium, que promove a regeneração da pele, e o Laser CO2, que estimula a remodelação da pele através da produção de colágeno.