Angioedema é uma doença que provoca o aparecimento de inchaços na camada mais profunda da pele, principalmente nos lábios, mãos, pés, olhos ou região genital.
Causa
O angioedema pode ter diversas causas. Podem ser, por exemplo:
- Alimentos: existem alguns tipos que podem desencadear reações alérgicas, como peixe, mariscos, amendoim, leite, nozes, ovos, entre outros;
- Medicamento: analgésicos e remédios para pressão arterial são os principais, mas quase todos podem desenvolver alergia;
- Substâncias: pólen, pelos de animais, látex e picadas de insetos;
- Fatores ambientais: como, por exemplo, calor, frio, luz do sol, água, bem como estresse emocional e exercícios físicos.
Além disso, em alguns casos, o angioedema pode ser uma resposta a transfusões de sangue, doenças autoimunes, alguns tipos de câncer, problemas na tireoide ou infecções.
Tipos
Os principais são:
- Alérgico: pode ser causado por substâncias alérgicas, como alimentos ou poeira, por exemplo;
- Hereditário: é raro e surge desde o nascimento. Assim, pode passar de pais para filhos por conta de alteração nos genes;
- Idiopático: pode surgir em situações de estresse ou então por infecção;
- Por remédios: provocado pelos efeitos secundários de medicamentos para pressão alta.
Sintomas de angioedema
O principal sintoma do angioedema é o inchaço nas camadas mais profundas da pele. Assim, podem aparecer em diversas partes do corpo como, por exemplo, ao redor dos olhos, dos lábios, nas mãos, pés e garganta.
Em casos mais graves, a doença pode apresentar inchaço no intestino. Dessa forma, pode causar cólicas, diarreia ou dificuldade para respirar. Além disso, dor e coceira podem estar presentes.
Veja também:
Diagnóstico
É feito por meio de análise dos vergões e inchaço na pele, bem como questionamento sobre o histórico médico e familiar do paciente para identificar a causa. Entretanto, em determinados casos, pode ser necessário realizar um teste de alergia.
Caso o paciente sinta manifestações, como inchaço na língua ou na garganta e dificuldade para respirar, é recomendado procurar por ajuda médica imediatamente.
Tratamento de angioedema
O tratamento é feito, sobretudo, com uso de medicamentos como anti-histâmicos. Durante esse processo, alguns cuidados podem ajudar a diminuir os sintomas. Entre eles, por exemplo, evitar contato com elementos que possam desencadear alergias, compressas frias para aliviar o inchaço, tomar banhos frescos e usar roupas confortáveis, de preferência de algodão para evitar irritação.