height="0" width="0" style="display:none;visibility:hidden">
 

Angioedema

angioedema

Angioedema é uma doença que provoca o aparecimento de inchaços na camada mais profunda da pele, principalmente nos lábios, mãos, pés, olhos ou região genital.

 

Causa

 

O angioedema pode ter diversas causas. Podem ser, por exemplo:

 

  • Alimentos: existem alguns tipos que podem desencadear reações alérgicas, como peixe, mariscos, amendoim, leite, nozes, ovos, entre outros;
  • Medicamento: analgésicos e remédios para pressão arterial são os principais, mas quase todos podem desenvolver alergia;
  • Substâncias: pólen, pelos de animais, látex e picadas de insetos;
  • Fatores ambientais: como, por exemplo, calor, frio, luz do sol, água, bem como estresse emocional e exercícios físicos.

 

Além disso, em alguns casos, o angioedema pode ser uma resposta a transfusões de sangue, doenças autoimunes, alguns tipos de câncer, problemas na tireoide ou infecções.

 

Tipos

 

Os principais são:

 

  • Alérgico: pode ser causado por substâncias alérgicas, como alimentos ou poeira, por exemplo;
  • Hereditário: é raro e surge desde o nascimento. Assim, pode passar de pais para filhos por conta de alteração nos genes;
  • Idiopático: pode surgir em situações de estresse ou então por infecção;
  • Por remédios: provocado pelos efeitos secundários de medicamentos para pressão alta.

Sintomas de angioedema

 

O principal sintoma do angioedema é o inchaço nas camadas mais profundas da pele. Assim, podem aparecer em diversas partes do corpo como, por exemplo, ao redor dos olhos, dos lábios, nas mãos, pés e garganta.

 

Em casos mais graves, a doença pode apresentar inchaço no intestino. Dessa forma, pode causar cólicas, diarreia ou dificuldade para respirar. Além disso, dor e coceira podem estar presentes.

 

Veja também:

Diagnóstico

 

É feito por meio de análise dos vergões e inchaço na pele, bem como questionamento sobre o histórico médico e familiar do paciente para identificar a causa. Entretanto, em determinados casos, pode ser necessário realizar um teste de alergia.

 

Caso o paciente sinta manifestações, como inchaço na língua ou na garganta e dificuldade para respirar, é recomendado procurar por ajuda médica imediatamente.

 

Tratamento de angioedema

 

O tratamento é feito, sobretudo, com uso de medicamentos como anti-histâmicos. Durante esse processo, alguns cuidados podem ajudar a diminuir os sintomas. Entre eles, por exemplo, evitar contato com elementos que possam desencadear alergias, compressas frias para aliviar o inchaço, tomar banhos frescos e usar roupas confortáveis, de preferência de algodão para evitar irritação.

Quem Somos

A Clínica IDEAL é assim denominada por ser a abreviação de: CLÍNICA INTEGRADA DE DERMATOLOGIA E ALERGOLOGIA. Prestamos serviços na área de Dermatologia, Cosmiatria (área voltada para a beleza da pele e tratamentos estéticos) e Alergologia há mais de 15 anos, até então como Clínica Dermatológica Dra. Solange A D M Gomes. A Dra. se mantém a frente da direção técnica, mas passamos a utilizar o nome IDEAL.

Contato

Quer marcar uma consulta?

Acesse nosso sistema de agendamento online e confirme seu horário em poucos cliques!

Localização

 Rua Nelson Camargo, 318 – Jardim Agú – Osasco – SP

Telefones: (11) 3681-0052 | (11) 3683-6128

Alameda Araguaia, 2190 – Centro Empresarial Araguaia II – Torre I, 11º andar, Conj. 1103/1104 – Tamboré – Barueri – SP

Telefones: (11) 4195-6177 | (11) 4195-3756

Avenida Alphaville, 779 – Empresarial 18 do Forte – Barueri – SP

Telefones: (11) 4375-2681 | (11) 4375-2735