A sigla MMP significa Microinfusão de Medicamentos na Pele, um método capaz de inserir medicamentos ativos diretamente no local onde há necessidade, de maneira eficaz e indolor. O objetivo principal é que a medicação penetre melhor na parte superficial da pele até que atinja alvos localizados na derme e hipoderme, aperfeiçoando tratamentos de doenças cutâneas ou do próprio envelhecimento.
Atualmente, a maior indicação para realização desse tipo de procedimento, são alopecias, porém, além disso, pode tratar também:
- Cicatrizes de acne;
- Rejuvenescimento;
- Melasma;
- Queloides e verrugas;
- Sardas brancas;
- Estrias;
- Psoríase, entre outros.
Antes do procedimento
É necessário que a pele seja higienizada antes do início das aplicações. Quando necessário, é utilizada uma anestesia tópica, diminuindo o desconforto.
Procedimento
Os medicamentos a serem injetados são determinados de acordo com a situação e o tipo de problema. As aplicações são feitas através de uma máquina, com uma ponteira, existem alguns modelos dessa ponteira com maior ou menor número de agulhas desde uma ponteira, para áreas pontuais até àquelas com várias agulhas para áreas maiores.
O movimento deve ser leve, sem pressão exagerada e a agulha não deve ser arrastada para não machucar a pele.
É a ponteira que estabelece a profundidade exata a ser introduzida na pele, adicionando os ativos, que logo após são absorvidos e eliminados pelo organismo, sem toxidade.
O processo dura por volta de 30 a 40 minutos e o número de sessões varia de acordo com a patologia.
Tanto as biqueiras quando as agulhas devem ser certificadas pela ANVISA e ser descartadas no fim do procedimento.
Qualquer pessoa pode se submeter a Microinfusão de Medicamentos na Pele como tratamento de doenças dermatológicas, tanto que tenha, previamente, consultado um especialista.
Pós-procedimento
Pode ser que as agulhas provoquem micro lesões, causando inchaço e vermelhidão, leves ou moderadas, porém, elas desaparecem em poucos dias, criando pequenas crostas antes da cicatrização.
É indicado que não haja contato com a região tratada, evitar exposição solar e, caso seja orientado pelo médico, aplicar agentes cicatrizantes.