height="0" width="0" style="display:none;visibility:hidden">
 

Foliculite

foliculite

A foliculite é semelhante à acne, mas a infecção é causada por uma bactéria que começa nos folículos pilosos, fazendo com que surjam bolinhas avermelhadas e com pus na pele. Além disso, a causa pode estar relacionada à inflamação de pelos encravados que, no caso, são aqueles que não conseguem encontrar passagem para nascer e, então, passam a crescer “por dentro”. Assim, causam desconforto estético inicialmente. Entretanto, se não tratado, pode ocasionar dor, coceira e até deixar cicatrizes.

 

Causas de foliculite

 

O quadro de foliculite surge quando os pelos encravados não são tratados. O entupimento dos folículos pilosos é causado pelo atrito da roupa, no ato de barbear-se bem como depilar-se com lâminas. A cera para depilação também é um fator que a favorece, pois deixa a pele frágil devido à frequência de uso que arranca o pelo pela raiz.

 

Fatores como, por exemplo, excesso de oleosidade na pele, imunidade baixa e muito tempo entre um banho e outro também pode influenciar.

 

Tipos 

 

A foliculite pode ser tanto superficial quanto profunda.

 

  • Superficial: As espinhas avermelhadas podem apresentar pus ou não. Assim, a área fica sensível e com leve coceira;
  • Profundo: Pode desenvolver furúnculo, com presença de pus, sensibilidade e dor intensa na região. Comum afetar couro cabeludo, rosto, pescoço, axilas, virilha, nádegas e pernas, por exemplo.

 

Prevenção

 

Para evitar essas inflamações e, por consequência, a piora do quadro é indicado esfoliar a pele uma ou duas vezes por semana, eliminando as células mortas da pele e outras impurezas. Além disso é importante hidratá-la com cremes indicados para o seu tipo de pele; adotar bons hábitos alimentares; e, no momento da depilação, utilizar cremes e água morna. Assim como sempre ter a pele molhada ao utilizar lâminas e passar o aparelho no sentido em que o pelo nasce, de maneira cuidadosa. Evitar roupas muito justas também é uma indicação.

 

Tratamento de foliculite

 

Geralmente, os pelos encravados desaparecem naturalmente, mas há algumas medidas que podem auxiliar a tratar o problema de forma mais rápida, como:

 

  • Esfoliação: Recomenda-se aplicar cremes e produtos prescritos pelo especialista, massageando a área em movimentos circulares, enxaguando em seguida;
  • Compressas de água quente: Auxiliam a estimular a circulação sanguínea, abrindo os poros, “amolecendo” a pele. Para isso, umedeça uma toalha com água morna e pressione sobre a região por dez minutos. Realizar o procedimento todos os dias;
  • Uso de pomadas: É indicado pelo médico, de acordo com o tipo de pele da pessoa, é recomendável utilizar em conjunto à esfoliação. Auxilia a reduzir o inchaço causado.

 

Além disso, de acordo com o tipo e a gravidade da infecção, pode ser necessário o uso de antibióticos e antifúngicos, orais ou tópicos, bem como corticosteroides.

Quem Somos

A Clínica IDEAL é assim denominada por ser a abreviação de: CLÍNICA INTEGRADA DE DERMATOLOGIA E ALERGOLOGIA. Prestamos serviços na área de Dermatologia, Cosmiatria (área voltada para a beleza da pele e tratamentos estéticos) e Alergologia há mais de 15 anos, até então como Clínica Dermatológica Dra. Solange A D M Gomes. A Dra. se mantém a frente da direção técnica, mas passamos a utilizar o nome IDEAL.

Contato

Quer marcar uma consulta?

Acesse nosso sistema de agendamento online e confirme seu horário em poucos cliques!

Localização

 Rua Nelson Camargo, 318 – Jardim Agú – Osasco – SP

Telefones: (11) 3681-0052 | (11) 3683-6128

Alameda Araguaia, 2190 – Centro Empresarial Araguaia II – Torre I, 11º andar, Conj. 1103/1104 – Tamboré – Barueri – SP

Telefones: (11) 4195-6177 | (11) 4195-3756

Avenida Alphaville, 779 – Empresarial 18 do Forte – Barueri – SP

Telefones: (11) 4375-2681 | (11) 4375-2735