Drenagem linfática

Drenagem linfática

Você já se sentiu inchado sem saber o motivo? Pois saiba que esta sensação pode estar relacionada ao sistema linfático, uma rede complexa de órgãos, vasos e tecidos que movem fluidos pelo corpo.

O inchaço ocorre quando o fluido, chamado linfa, fica acumulado entre as células por um retardo em sua produção, por exemplo.

No entanto, esse problema pode ser amenizado através da drenagem linfática, uma técnica de massagem, com movimentos suaves e lentos, que estimula o sistema linfático a trabalhar mais acelerado.

Além de diminuir o inchaço, ajuda na redução da retenção de líquidos, ativação da circulação sanguínea, no combate à celulite e no relaxamento do corpo.

No dia a dia, é possível evitar o inchaço e a retenção de líquidos com atitudes simples, principalmente relacionadas à alimentação. A principal orientação é ingerir, no mínimo, 2 litros de água por dia.

Além disso, é importante evitar alimentos industrializados, embutidos, enlatados e ricos em sódio. Em contrapartida, é ideal a ingestão frequente de frutas, verduras, produtos ricos em potássio (batata, feijão, banana, mamão) e chás.

Tem alguma dica para combater o inchaço do corpo? Compartilhe nos comentários. Em caso de dúvidas, entre em contato com a Clínica Ideal.



 

Drenagem linfática

drenagem linfatica

Drenagem linfática

drenagem linfatica

Drenagem linfática é uma técnica que tem o objetivo de estimular o sistema linfático, uma rede de vasos que leva o excesso de fluidos dos tecidos e órgãos para o resto do corpo, a trabalhar de forma mais adequada.

 

Como o processo de chegada dos fluidos aos tecidos é mais intenso que o da saída, há um excesso de líquido entre as células que é absorvido pelos capilares linfáticos. Assim, o procedimento de drenagem tem efeito parecido com bombeamento fisiológico, aumenta a oxigenação dos tecidos, a absorção de nutrientes e favorece a eliminação de toxinas.

 

Além disso, o método possibilita maior hidratação e nutrição celular, rapidez na cicatrização de um ferimento, reabsorção mais rápida de hematomas, diminuição do inchaço melhora da celulite, da circulação e ainda atua, discretamente, no combate à gordura localizada.

 

Porém, isso não significa que há emagrecimento, apenas redução de medidas por conta da diminuição de inchaço e eliminação de toxinas do corpo.

Indicações e contraindicações                

                                              

A drenagem linfática pode ser feita nos casos de edema no período de gestação ou tensão pré-menstrual, tratamento pré e pós-cirurgia plástica, após lipoaspiração, quando há cicatrizes hipertróficas e queloidianas, relaxar pessoas tensas, entre outros.

 

Não é recomendada para indivíduos com infecções agudas, câncer diagnosticado e ativos, com insuficiência cardíaca, hipertireoidismo não tratado, asma brônquica e febre.

 

Como é feito?

 

A drenagem linfática é um método específico de massagem e pode ser feita de duas formas:

 

  • Manual: considerada mais eficiente, pois são necessárias manobras suaves, lentas e rítmicas, obedecendo o trajeto do sistema linfático superficial. Deve ser realizada por profissionais habilitados para que não haja lesão nos capilares linfáticos;
  • Mecânica: o procedimento de drenagem pode ser feito com a ajuda de aparelhos da edermologia, com mecanismos de vácuo e rolamento.

 

O tratamento deve ser feito de forma regular para que os resultados sejam satisfatórios. A repetição é importante, pois, se interrompido, a retenção de líquidos pode voltar.

 

Resultados

 

Benefícios, como a melhora do inchaço, podem ser sentidos imediatamente após o procedimento. Em outros casos mais avançados, são necessárias algumas sessões para visualização dos resultados. Para celulite, por exemplo, dependem também de mudanças de hábitos, como alimentação balanceada, parar de fumar e evitar estresse.

Quem Somos

A Clínica IDEAL é assim denominada por ser a abreviação de: CLÍNICA INTEGRADA DE DERMATOLOGIA E ALERGOLOGIA. Prestamos serviços na área de Dermatologia, Cosmiatria (área voltada para a beleza da pele e tratamentos estéticos) e Alergologia há mais de 15 anos, até então como Clínica Dermatológica Dra. Solange A D M Gomes. A Dra. se mantém a frente da direção técnica, mas passamos a utilizar o nome IDEAL.

Contato