Estrias

Estrias

As estrias são grandes vilãs do corpo, podendo afetar a autoestima de muitas mulheres e homens. São cicatrizes formadas devido ao rompimento de fibras elásticas e colágenas, causadas por um estiramento da pele.

Podem surgir durante a gravidez, após ganho ou perda intensa de peso, aumento dos seios ou até pelo uso de anabolizantes, fatores genéticos e hormonais.

As regiões do corpo que costumam ser mais afetadas são flancos (laterais do quadril), glúteos, coxas, abdômen e mamas.

As estrias avermelhadas são mais fáceis de tratar, pois são mais novas; já as esbranquiçadas, mais antigas, são mais difíceis de sumir totalmente.

No dia a dia, é possível cuidar das estrias e evitar o agravamento da condição com atitudes simples como utilizar cremes hidratantes, fazer massagens localizadas, praticar exercícios físicos, se alimentar bem e beber bastante água.

Além disso, existem alguns procedimentos estéticos para tratar as estrias. Entre eles o laser de Erbium, que promove uma regeneração da pele; e o laser CO2, que estimula a remodelação da pele através da produção de colágeno.
Entre em contato com a Clínica Ideal e agende uma consulta.



 

Estrias

estrias

Estrias

estrias

As estrias são cicatrizes formadas por conta do rompimento das fibras elásticas e colágenas, ocasionadas por estiramento da pele. Normalmente as marcas não apresentam nenhum tipo de sintoma ou incômodo a saúde, mas podem arder e coçar em alguns casos. Outro fator, por exemplo, é a autoestima abalada, tanto dos homens quanto das mulheres.

 

Causas

 

Geralmente, são ocasionadas devido a gravidez, bem como ganho drástico de peso, aumento dos seios ou então uso de anabolizantes. Além disso, fatores genéticos e hormonais também podem influenciar seu aparecimento precoce.

 

As fibras diminuem a densidade da derme e epiderme, formando lesões que podem aparecer em áreas como, por exemplo, flancos, glúteos, coxas, seios e abdômen.

 

Tipos de estrias

 

Há dois tipos de estrias, sendo elas:

 

  • Novas: Se desenvolvem na coloração rosada e arroxeada, podendo apresentar coceira, devido a inflamação;
  • Antigas: Se apresentam na coloração esbranquiçada, pois não há processo inflamatório ativo, ou seja, já se encontram cicatrizadas, havendo atrofia das fibras colágenas e elásticas.

 

Prevenção

 

A maneira mais eficaz de prevenir o surgimento de estrias é mantendo a pele hidratada, usando cremes e óleos vegetais pós-banho. Além disso é importante se manter hidratado, tomando cerca de dois litros de água por dia. Controlar a alimentação e praticar exercícios físicos também auxiliam.

 

Como tratar as estrias?

 

Como ainda não há cura para esse problema, o tratamento varia conforme o estado da estria, tratando-a e melhorando a sua aparência. O melhor momento para tratá-las, entretanto, é quando se encontram avermelhadas, logo no início, utilizando cremes e hidratantes, principalmente os cicatrizantes.

 

No entanto, no caso de estrias mais antigas, as brancas e as mais escuras, é indicado tratamento e aplicações de subcisão, um procedimento cirúrgico em que a agulha quebra as traves de fibrose. Assim, gera um hematoma e, por consequência, estimula a formação de colágeno, recuperando parcialmente a estria.

 

Além disso, o tratamento de estrias pode ser feito através do Laser de Erbium, que promove a regeneração da pele, e o Laser CO2, que estimula a remodelação da pele através da produção de colágeno.

Quem Somos

A Clínica IDEAL é assim denominada por ser a abreviação de: CLÍNICA INTEGRADA DE DERMATOLOGIA E ALERGOLOGIA. Prestamos serviços na área de Dermatologia, Cosmiatria (área voltada para a beleza da pele e tratamentos estéticos) e Alergologia há mais de 15 anos, até então como Clínica Dermatológica Dra. Solange A D M Gomes. A Dra. se mantém a frente da direção técnica, mas passamos a utilizar o nome IDEAL.

Contato