height="0" width="0" style="display:none;visibility:hidden">
 

Alopecia cicatricial

alopecia cicatricial

Os folículos pilosebáceos, localizados no couro cabeludo, são os responsáveis pela produção dos fios de cabelo bem como das substâncias oleosas. No entanto, quando há destruição dessa camada, parcial ou totalmente, o couro cabeludo pode parar de produzir os fios permanentemente, criando cicatrizes nas áreas afetadas. Essa condição chama-se alopecia cicatricial.

 

Tipos de alopecia cicatricial

 

As causas variam de acordo com o tipo de alopecia, sendo elas:

 

  • Alopecia Cicatricial Primária: A doença pode ser originada por processos congênitos autoimunes inflamatórios ou infecciosos;
  • Alopecia Cicatricial Secundária: Pode estar associada a processos que afetam diretamente os folículos pilosebáceos como, por exemplo, queimaduras, produtos químicos, exposição radioativa, traumas, infecções, micoses e tumores.

 

Os sintomas variam conforme a pessoa. Por isso, alguns percebem a queda, outros sentem ardência, coceiras, formação de placas ou feridas.  Além disso é comum que a pele das áreas afetadas fique mais lisa, pois o problema induz o desaparecimento dos óstios foliculares.

 

Pode ser confundida com a alopecia areata no início, por isso é importante procurar um bom especialista para analisar as manifestações clínicas e fazer os testes necessários.

 

A queda de cabelos pode afetar também a saúde emocional dos pacientes. Afinal, o estresse e a depressão estão ligados diretamente a causas ou progressão de doenças, inclusive as capilares.

 

Tratamento de alopecia cicatricial

 

O tratamento varia de acordo com o grau do problema. Portanto, caso esteja em estágio inicial, em que não há destruição total dos folículos pilosebáceos, é possível tratar com medicamentos aplicados diretamente na pele, na região afetada. Como, por exemplo, antibióticos, anti-inflamatórios ou corticosteroides para impedir que a doença avance.

 

Outras possibilidades de tratamento são microagulhamento fracionado, leds e medicamentos pós lasers, como drug delivery.

 

Para os casos que são diagnosticados muito tarde, em que a Alopecia Cicatricial já causou danos destrutivos é necessária também a ingestão de medicamentos para conter a doença.

 

Quando há estabilização no quadro da doença, o paciente poderá se submeter ao procedimento cirúrgico de implante capilar ou outros procedimentos estéticos.

Quem Somos

A Clínica IDEAL é assim denominada por ser a abreviação de: CLÍNICA INTEGRADA DE DERMATOLOGIA E ALERGOLOGIA. Prestamos serviços na área de Dermatologia, Cosmiatria (área voltada para a beleza da pele e tratamentos estéticos) e Alergologia há mais de 15 anos, até então como Clínica Dermatológica Dra. Solange A D M Gomes. A Dra. se mantém a frente da direção técnica, mas passamos a utilizar o nome IDEAL.

Contato

Quer marcar uma consulta?

Acesse nosso sistema de agendamento online e confirme seu horário em poucos cliques!

Localização

 Rua Nelson Camargo, 318 – Jardim Agú – Osasco – SP

Telefones: (11) 3681-0052 | (11) 3683-6128

Alameda Araguaia, 2190 – Centro Empresarial Araguaia II – Torre I, 11º andar, Conj. 1103/1104 – Tamboré – Barueri – SP

Telefones: (11) 4195-6177 | (11) 4195-3756

Avenida Alphaville, 779 – Empresarial 18 do Forte – Barueri – SP

Telefones: (11) 4375-2681 | (11) 4375-2735