height="0" width="0" style="display:none;visibility:hidden">
 

Hiperidrose

hiperidrose

A hiperidrose é uma doença que se caracteriza pelo excesso de suor. Ou seja, a hiperatividade das glândulas sudoríparas que faz com que haja maior quantidade de transpiração em várias partes do corpo e em qualquer estação do ano ou horário do dia.

 

No entanto é importante não confundir a hiperidrose com sintomas de outras doenças. Por isso, caso o suor venha acompanhado de dor, febre, fraqueza, enjoo e arrepios, é indicado ir ao médico imediatamente.

 

Causas

 

Não há uma causa única. Pode estar relacionado à genética ou então a alguma patologia como, por exemplo, menopausa, doenças cardíacas, ansiedade, obesidade, hipoglicemia e diabetes.

 

Tipos de hiperidrose

 

Existem dois tipos da doença, são eles:

 

  • Hiperidrose Primária: É causado geneticamente, ou seja, provavelmente já existem pessoas na família que apresentam condições. Se manifesta na infância ou nos primeiros anos da adolescência, atingindo rosto, mãos, pés e axilas, principalmente. As crises ocorrem mais durante o dia;
  • Hiperidrose Secundária: É obtida com o passar dos anos, decorrente a algum problema de saúde ou efeito colateral de algum medicamento. Menopausa, doenças cardíacas, ansiedade e diabetes também podem ocasioná-la. Surge mais na idade adulta.

 

Prevenção

 

Há algumas formas de amenizar o suor, como uso de meias e roupas de algodão, facilitando a respiração da pele, e de desodorantes e produtos que inibem o suor. Entretanto, o mais indicado é consultar um especialista, pois, em muitos casos, há necessidade de tratamento.

 

Tratamento de hiperidrose

 

É normal que o paciente procure um clínico geral por não saber o que é exatamente. No entanto, será encaminhado a um dermatologista. Assim, ele realizará o diagnóstico por meio de exames de sangue, urina, teste de iodo e suor, e teste específico.

 

Após detectar o problema, o especialista indicará a melhor forma de tratamento, havendo variações de paciente para paciente.

 

Os métodos de tratamento podem ser feitos via medicamentos, pomadas, uso de desodorantes a base de cloreto de alumínio ou procedimento cirúrgico.

 

A toxina botulínica é uma opção de tratamento. É aplicada na área em que há maior concentração de glândulas sudoríparas, diminuindo a produção do suor. Entretanto, caso seja necessário, a cirurgia tem como objetivo retirar essas glândulas, principalmente em pacientes que sofrem com o suor excessivo na região das axilas. Além disso há a técnica simpatectomia, que consiste em operar o nervo simpático principal.

Quem Somos

A Clínica IDEAL é assim denominada por ser a abreviação de: CLÍNICA INTEGRADA DE DERMATOLOGIA E ALERGOLOGIA. Prestamos serviços na área de Dermatologia, Cosmiatria (área voltada para a beleza da pele e tratamentos estéticos) e Alergologia há mais de 15 anos, até então como Clínica Dermatológica Dra. Solange A D M Gomes. A Dra. se mantém a frente da direção técnica, mas passamos a utilizar o nome IDEAL.

Contato

Quer marcar uma consulta?

Acesse nosso sistema de agendamento online e confirme seu horário em poucos cliques!

Localização

 Rua Nelson Camargo, 318 – Jardim Agú – Osasco – SP

Telefones: (11) 3681-0052 | (11) 3683-6128

Alameda Araguaia, 2190 – Centro Empresarial Araguaia II – Torre I, 11º andar, Conj. 1103/1104 – Tamboré – Barueri – SP

Telefones: (11) 4195-6177 | (11) 4195-3756

Avenida Alphaville, 779 – Empresarial 18 do Forte – Barueri – SP

Telefones: (11) 4375-2681 | (11) 4375-2735