height="0" width="0" style="display:none;visibility:hidden">
 

Vitiligo

vitiligo

O vitiligo é uma doença caracterizada pelo surgimento de manchas esbranquiçadas na superfície da pele, surgindo nas mãos, pés, joelhos, cotovelos e regiões íntimas. Além disso, pode atingir a coloração do cabelo e interior da boca, mas não é comum.

 

Causa

 

A morte das células que produzem a melanina, responsável pela coloração da pele de cada indivíduo, causa as manchas. Entretanto sua causa ainda não foi totalmente descoberta. Acredita-se que fatores autoimunes podem estar associados à condição. Assim como problemas e traumas emocionais, desencadeando ou agravando as manchas.

 

É mais comum em pessoas de pele mais escura, sendo não contagioso. Não gera nenhum tipo de prejuízo físico no corpo, mas pode comprometer a autoestima da pessoa.

 

Tipos de vitiligo

 

O vitiligo se divide em dois tipos:

 

  • Segmentar ou vitiligo unilateral: Costuma aparecer quando a pessoa ainda é jovem e em apenas uma parte do corpo, além de cabelos e pelos. Pode ter evolução rápida ou lenta, variando de caso para caso, e pode estabilizar com o tempo;
  • Não segmentar ou Vitiligo bilateral: É o mais comum. Surge nos dois lados do corpo, por exemplo, nas duas mãos e nos dois pés. Nesse tipo, há períodos em que ocorre a perda de cor de maneira mais acentuada e, posteriormente, a fase da estagnação.

 

Prevenção

 

Pessoas com esse problema devem evitar fatores que favoreçam o surgimento de novas lesões ou que acentuem as já existentes, como evitar usar roupas apertadas ou que causem atritos e pressão sob a pele. Evitar ao máximo exposição solar, além de controlar o estresse.

 

Tratamento de vitiligo

 

Os tratamentos variam de acordo com o grau da doença e as características de cada pessoa.

 

O uso de cremes para melhorar o aspecto das manchas é uma opção. O tratamento é feito de forma individualizada, respeitando o tipo de pele e de vitiligo que a pessoa possui, pois um caso difere do outro.

 

O laser e a micropigmentação, por exemplo, podem ser aplicados para retirar as lesões de pele, mas somente indicada pelo especialista. Conforme o caso, técnicas cirúrgicas ou transplantes de melanócitos podem ser opções viáveis para a recuperação da coloração original da pele.

 

A fototerapia com radiação ultravioleta B banda estreita, é indicada para quase todos os tipos de vitiligo, principalmente em manchas da face e do tronco. Pode ser usada também a fototerapia com ultravioleta A. Acompanhamento psicólogo é uma maneira de tratar o lado psicológico do paciente, já que sua autoestima fica abalada, na maioria dos casos, devido ao surgimento das manchas.

Quem Somos

A Clínica IDEAL é assim denominada por ser a abreviação de: CLÍNICA INTEGRADA DE DERMATOLOGIA E ALERGOLOGIA. Prestamos serviços na área de Dermatologia, Cosmiatria (área voltada para a beleza da pele e tratamentos estéticos) e Alergologia há mais de 15 anos, até então como Clínica Dermatológica Dra. Solange A D M Gomes. A Dra. se mantém a frente da direção técnica, mas passamos a utilizar o nome IDEAL.

Contato

Quer marcar uma consulta?

Acesse nosso sistema de agendamento online e confirme seu horário em poucos cliques!

Localização

 Rua Nelson Camargo, 318 – Jardim Agú – Osasco – SP

Telefones: (11) 3681-0052 | (11) 3683-6128

Alameda Araguaia, 2190 – Centro Empresarial Araguaia II – Torre I, 11º andar, Conj. 1103/1104 – Tamboré – Barueri – SP

Telefones: (11) 4195-6177 | (11) 4195-3756

Avenida Alphaville, 779 – Empresarial 18 do Forte – Barueri – SP

Telefones: (11) 4375-2681 | (11) 4375-2735