height="0" width="0" style="display:none;visibility:hidden">
 

Alopecia areata

alopecia areata

Alopecia Areata é uma doença inflamatória que se caracteriza pela queda de cabelo ou de pelos em alguma parte do corpo, deixando falhas circulares completamente sem fios. Acontece, normalmente, na cabeça, em uma única área ou então em múltiplas. Além disso, quando há perda de pelos por todo o corpo é chamada de Alopecia Areata Universal e quando há perda completa de cabelos é chamada de Alopecia Areata Total. No entanto, ambas são menos comuns.

 

Causa de Alopecia Areata

 

Atinge tanto homens quanto mulheres, de qualquer etnia e idade, ainda que seja mais recorrente em pessoas com menos de 20 anos de idade. Fatores genéticos e doenças autoimunes podem desencadear esse problema. Assim como causas emocionais, traumas físicos, infecções e altos níveis de estresse podem agravar o quadro.

 

O diagnóstico é feito através de exames na área sem cabelos e um exame simples, a tricoscopia. Assim, para diferenciá-la de outra doença, os fios ao redor da área afetada são puxados. Então, se pelo menos seis deles forem arrancados pela raiz, o resultado é positivo. Em outros casos, a biopsia é necessária para identificar outras causas.

 

Os principais sintomas da alopecia areata são queda de cabelo, bem como sensação de queimação e coceira. É observada com mais frequência no couro cabeludo, mas também pode afetar barba, sobrancelhas, braços e pernas.

 

Tratamento Alopecia Areata

 

O tratamento utilizado vai conforme a idade que o paciente tem e da extensão da doença. Além disso, se o caso for muito intenso, os resultados do tratamento podem não ser 100% garantido. Entretanto, alguns deles são:

 

  • Injeções de esteroides sob a superfície afetada;
  • Medicamentos aplicados diretamente na região;
  • Terapia com luz UV;
  • Medicamentos orais;
  • Microagulhamento fracionado;
  • Leds;
  • Drug delivery, após tratamentos a laser.

 

Os tratamentos são indicados para todas as pessoas, pois a alopecia pode trazer problemas psicológicos sérios.

 

Não há forma de prevenir a doença, mas há maneiras de lidar com ela. Usar maquiagens para disfarçar a região, assim como perucas, para casos mais extremos, além de lenços e chapéus.

 

Reduzir o estresse também é uma alternativa, para evitar que o quadro se agrave.

Quem Somos

A Clínica IDEAL é assim denominada por ser a abreviação de: CLÍNICA INTEGRADA DE DERMATOLOGIA E ALERGOLOGIA. Prestamos serviços na área de Dermatologia, Cosmiatria (área voltada para a beleza da pele e tratamentos estéticos) e Alergologia há mais de 15 anos, até então como Clínica Dermatológica Dra. Solange A D M Gomes. A Dra. se mantém a frente da direção técnica, mas passamos a utilizar o nome IDEAL.

Contato

Quer marcar uma consulta?

Acesse nosso sistema de agendamento online e confirme seu horário em poucos cliques!

Localização

 Rua Nelson Camargo, 318 – Jardim Agú – Osasco – SP

Telefones: (11) 3681-0052 | (11) 3683-6128

Alameda Araguaia, 2190 – Centro Empresarial Araguaia II – Torre I, 11º andar, Conj. 1103/1104 – Tamboré – Barueri – SP

Telefones: (11) 4195-6177 | (11) 4195-3756

Avenida Alphaville, 779 – Empresarial 18 do Forte – Barueri – SP

Telefones: (11) 4375-2681 | (11) 4375-2735