height="0" width="0" style="display:none;visibility:hidden">
 

Melanoma

melanoma

Melanoma é um tumor maligno, um tipo de câncer de pele, que tem origem nos melanócitos, células que produzem a melanina. Ocorrem, principalmente, em áreas como pele, olhos, orelhas, trato gastrointestinal, membrana mucosa e genitais. Além disso, seu desenvolvimento rápido pode afetar outros órgãos por meio de metástases quando não é tratado no início.

 

Tipos de melanoma

 

Os tipos variam de acordo com o local e a forma de desenvolvimento. Os principais são:

 

  • Melanoma extensivo superficial: é o mais comum, geralmente plano e irregular. Começa a se desenvolver nas células superficiais da pele e, assim, demora mais para chegar a outros órgãos. É mais comum em pessoas de pele branca;
  • Melanoma lentiginoso acral: é uma forma menos comum e afeta, principalmente, as palmas das mãos, solas dos pés e unhas. Além disso é mais comum em pessoas negras, asiáticas e hispânicas;
  • Melanoma lentigo maligno: afeta, na maioria das vezes, os idosos em partes do corpo que ficam expostas ao sol como, por exemplo, rosto, pescoço e braços. Geralmente, as áreas atingidas são grandes, planas e com aspecto bronzeado;
  • Melanoma nodular: é o tipo mais agressivo e atinge outras partes do corpo logo no início. Começa com uma área elevada de cor preta ou vermelha azulada.

Causas

 

A doença pode surgir por uma combinação de fatores genéticos e ambientais, como exposição à radiação ultravioleta do sol ou então de câmaras de bronzeamento, por exemplo. Além disso, afeta mais homens do que mulheres, pessoas de pele branca, com histórico familiar de melanoma ou com imunidade baixa.

 

Sintomas

 

Normalmente, os primeiros sintomas são mudanças em uma pinta já existente, desenvolvimento de uma nova mancha bem pigmentada ou de aparência incomum, coceira ou até sangramento.

 

A aparência do melanoma pode variar, mas, no geral, uma regra didática, chamada ABCDE, pode ajudar a reconhecer o tumor

 

  • Assimetria, quando os dois lados da mancha são diferentes;
  • Bordas irregulares, quando não está uniforme ou serrilhada;
  • Cor, se há várias cores misturadas na mesma pinta;
  • Diâmetro, analisar se a mancha está crescendo de forma progressiva;
  • Evolução, se houve mudança de cor, tamanho ou formato.

 

Diagnóstico de melanoma

 

É feito por meio de avaliação clínica e exames como, por exemplo, biópsia, dermatoscopia e microscopia do tecido afetado. Assim como exames de imagem, como tomografia e ressonância. Dessa forma pode-se saber se o câncer se espalhou para outras regiões do corpo.

 

Tratamento

 

Em estágio inicial, o tratamento do melanoma inclui cirurgia para remoção do tumor. No entanto, caso seja muito fino, pode ser retirado totalmente durante a biópsia. Em casos avançados, quando o tumor afetou outras áreas, os recursos podem envolver, além do procedimento cirúrgico, quimioterapia, radioterapia, imunoterapia ou terapia biológica.

Quem Somos

A Clínica IDEAL é assim denominada por ser a abreviação de: CLÍNICA INTEGRADA DE DERMATOLOGIA E ALERGOLOGIA. Prestamos serviços na área de Dermatologia, Cosmiatria (área voltada para a beleza da pele e tratamentos estéticos) e Alergologia há mais de 15 anos, até então como Clínica Dermatológica Dra. Solange A D M Gomes. A Dra. se mantém a frente da direção técnica, mas passamos a utilizar o nome IDEAL.

Contato

Quer marcar uma consulta?

Acesse nosso sistema de agendamento online e confirme seu horário em poucos cliques!

Localização

 Rua Nelson Camargo, 318 – Jardim Agú – Osasco – SP

Telefones: (11) 3681-0052 | (11) 3683-6128

Alameda Araguaia, 2190 – Centro Empresarial Araguaia II – Torre I, 11º andar, Conj. 1103/1104 – Tamboré – Barueri – SP

Telefones: (11) 4195-6177 | (11) 4195-3756

Avenida Alphaville, 779 – Empresarial 18 do Forte – Barueri – SP

Telefones: (11) 4375-2681 | (11) 4375-2735