height="0" width="0" style="display:none;visibility:hidden">
 

Dermatites

dermatites

Dermatites são reações inflamatórias que acometem a pele. É uma condição comum, mas não contagiosa, que causa desconforto devido à coceira, vermelhidão, inchaço bem como o surgimento de vesículas, ressecamento, espessamento e rachaduras na pele.

 

Causa de dermatites

 

As causas da dermatite podem ser variadas, entre elas estão, por exemplo, fatores genéticos, emocionais ou exposição a fatores externos como clima, temperatura e a oleosidade da pele.

 

Tipos

 

Há vários tipos de dermatites que são classificadas de acordo com critérios clínicos e etiopatogênicos. As mais comuns são:

 

  • Dermatite de contato: Ocorre quando a pele sofre exposição a algum componente que causa irritação ou reação alérgica. Assim, causa erupções, coceira, vermelhidão e descamação, não contagiosa. Acomete, principalmente, mãos e face. Detergente, sabonetes e substâncias como metais e bijuterias podem influenciar no surgimento;
  • Dermatite atópica: É considerada a mais comum. Definida como uma doença crônica, apresentando erupções com crostas e que coçam, acomete dobras dos braços e parte posterior dos joelhos. Além disso, pode vir acompanhada de asma ou rinite alérgica;
  • Dermatite seborreica: É considerada crônica, sendo frequente e recorrente. É mais comum ocorrer em regiões da pele com grande predominância de glândulas sebáceas como, por exemplo, face e couro cabeludo. Afeta mais os homens. É prevalente em bebês em seus primeiros meses de vida e em jovens adultos.

 

Prevenção

 

Evitar que a pele fique seca é uma das melhores e mais viáveis precauções. Assim como tomar banhos mais curtos ou menos quentes e usar óleos de banho também são boas opções. Utilizar produtos de limpeza e sabonetes, preferencialmente neutros e sem perfume, pois alguns deles podem ressecar a pele.

 

Logo após o banho, secar o corpo com cuidado, tirando o excesso da água com uma toalha macia. Hidratar a pele é fundamental.

 

Tratamento de dermatites

 

O tratamento varia de acordo com o tipo de dermatite, por isso é indicado acompanhamento médico para melhor diagnóstico.

 

Na dermatite de contato, é indicado o afastamento do agente externo que causa a irritação, além de utilizar corticoides tópicos.

 

No caso da dermatite atópica é necessária avaliação individual, acompanhamento criterioso e regular. Usar corticoides e imunomoduladores tópicos e hidratantes é importante.

Quem Somos

A Clínica IDEAL é assim denominada por ser a abreviação de: CLÍNICA INTEGRADA DE DERMATOLOGIA E ALERGOLOGIA. Prestamos serviços na área de Dermatologia, Cosmiatria (área voltada para a beleza da pele e tratamentos estéticos) e Alergologia há mais de 15 anos, até então como Clínica Dermatológica Dra. Solange A D M Gomes. A Dra. se mantém a frente da direção técnica, mas passamos a utilizar o nome IDEAL.

Contato

Quer marcar uma consulta?

Acesse nosso sistema de agendamento online e confirme seu horário em poucos cliques!

Localização

 Rua Nelson Camargo, 318 – Jardim Agú – Osasco – SP

Telefones: (11) 3681-0052 | (11) 3683-6128

Alameda Araguaia, 2190 – Centro Empresarial Araguaia II – Torre I, 11º andar, Conj. 1103/1104 – Tamboré – Barueri – SP

Telefones: (11) 4195-6177 | (11) 4195-3756

Avenida Alphaville, 779 – Empresarial 18 do Forte – Barueri – SP

Telefones: (11) 4375-2681 | (11) 4375-2735