Dermatites são reações inflamatórias que acometem a pele. É uma condição comum, mas não contagiosa, que causa desconforto devido à coceira, vermelhidão, inchaço bem como o surgimento de vesículas, ressecamento, espessamento e rachaduras na pele.
Causa de dermatites
As causas da dermatite podem ser variadas, entre elas estão, por exemplo, fatores genéticos, emocionais ou exposição a fatores externos como clima, temperatura e a oleosidade da pele.
Tipos
Há vários tipos de dermatites que são classificadas de acordo com critérios clínicos e etiopatogênicos. As mais comuns são:
- Dermatite de contato: Ocorre quando a pele sofre exposição a algum componente que causa irritação ou reação alérgica. Assim, causa erupções, coceira, vermelhidão e descamação, não contagiosa. Acomete, principalmente, mãos e face. Detergente, sabonetes e substâncias como metais e bijuterias podem influenciar no surgimento;
- Dermatite atópica: É considerada a mais comum. Definida como uma doença crônica, apresentando erupções com crostas e que coçam, acomete dobras dos braços e parte posterior dos joelhos. Além disso, pode vir acompanhada de asma ou rinite alérgica;
- Dermatite seborreica: É considerada crônica, sendo frequente e recorrente. É mais comum ocorrer em regiões da pele com grande predominância de glândulas sebáceas como, por exemplo, face e couro cabeludo. Afeta mais os homens. É prevalente em bebês em seus primeiros meses de vida e em jovens adultos.
Prevenção
Evitar que a pele fique seca é uma das melhores e mais viáveis precauções. Assim como tomar banhos mais curtos ou menos quentes e usar óleos de banho também são boas opções. Utilizar produtos de limpeza e sabonetes, preferencialmente neutros e sem perfume, pois alguns deles podem ressecar a pele.
Logo após o banho, secar o corpo com cuidado, tirando o excesso da água com uma toalha macia. Hidratar a pele é fundamental.
Tratamento de dermatites
O tratamento varia de acordo com o tipo de dermatite, por isso é indicado acompanhamento médico para melhor diagnóstico.
Na dermatite de contato, é indicado o afastamento do agente externo que causa a irritação, além de utilizar corticoides tópicos.
No caso da dermatite atópica é necessária avaliação individual, acompanhamento criterioso e regular. Usar corticoides e imunomoduladores tópicos e hidratantes é importante.