height="0" width="0" style="display:none;visibility:hidden">
 

Câncer de pele

cancer de pele

O câncer de pele é caracterizado pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. Dessa maneira, qualquer célula que a constitui pode originar um tipo de câncer especifico. Pode atingir todas as pessoas, mas é mais comum acometer as de pele clara.

 

Causas

 

A principal causa dessa doença é a exposição à radiação ultravioleta, assim como a alta exposição a raios solares ou a câmaras de bronzeamento. Além disso, histórico familiar para câncer de pele é um fator de risco.

 

Tipos de câncer de pele

 

Os tipos de câncer mais frequentes são:

 

  • Carcinomas Basocelulares (CBC): Representa 70% dos casos de câncer de pele, sendo o mais comum e o menos agressivo. É constituído pelas células mais comuns da pele que se multiplicam de maneira desordenada. Assim, por esse processo ser lento, dificilmente invade outros tecidos. Atinge, principalmente, as partes do corpo que ficam expostas ao sol como rosto e pescoço. O nariz é a área mais frequente. Quando diagnosticado antecipadamente, as chances de cura de fato são altas;
  • Carcinomas Espinocelulares (CEC): É o segundo tipo mais comum, representado por 20% dos tumores. Cresce nas áreas mais expostas ao sol como, por exemplo, couro cabeludo e orelha, predominando em pessoas de idade a partir dos 60 anos. Se forma a partir de células epiteliais e de todas as camadas de pele e mucosa. Além disso, atinge todas as etnias e com maior frequência no sexo masculino. Por ser mais agressivo, pode atingir outros órgãos caso não seja retirado com rapidez;
  • Melanoma: É um tumor maligno originário dos melanócitos, podendo afetar a pele, olhos, orelhas, trato gastrointestinal, membranas mucosas e genitais, por exemplo. É um câncer com grande letalidade e tem alta capacidade de invadir qualquer órgão, inclusive cérebro e coração, criando metástase.

Prevenção

 

O mais importante é evitar, ao máximo, exposição solar sem proteção adequada. Utilizar filtro solar FPS 30, no mínimo, todos os dias e reaplicando duas vezes ao dia. Além disso é importante esperar 30 minutos após aplicação para se expor ao sol. Assim como evitar os momentos em que o calor do sol é mais forte (entre 10 e 16 horas), dando preferência à sombra. Utilizar chapéus, bonés, óculos de sol e camisetas também é recomendado.

 

Tratamento de câncer de pele

 

O diagnóstico é feito através uma avaliação clínica e exames como, por exemplo, biópsia do tecido suspeito, dermatoscopia, microscopia confocal e outros.

 

O tratamento mais viável é a remoção do tumor, mas tudo depende do caso do paciente e do tipo do câncer.

Quem Somos

A Clínica IDEAL é assim denominada por ser a abreviação de: CLÍNICA INTEGRADA DE DERMATOLOGIA E ALERGOLOGIA. Prestamos serviços na área de Dermatologia, Cosmiatria (área voltada para a beleza da pele e tratamentos estéticos) e Alergologia há mais de 15 anos, até então como Clínica Dermatológica Dra. Solange A D M Gomes. A Dra. se mantém a frente da direção técnica, mas passamos a utilizar o nome IDEAL.

Contato

Quer marcar uma consulta?

Acesse nosso sistema de agendamento online e confirme seu horário em poucos cliques!

Localização

 Rua Nelson Camargo, 318 – Jardim Agú – Osasco – SP

Telefones: (11) 3681-0052 | (11) 3683-6128

Alameda Araguaia, 2190 – Centro Empresarial Araguaia II – Torre I, 11º andar, Conj. 1103/1104 – Tamboré – Barueri – SP

Telefones: (11) 4195-6177 | (11) 4195-3756

Avenida Alphaville, 779 – Empresarial 18 do Forte – Barueri – SP

Telefones: (11) 4375-2681 | (11) 4375-2735