height="0" width="0" style="display:none;visibility:hidden">
 

Dermatite atópica

dermatite atopica

Definida como uma doença crônica de pele, a dermatite atópica é comum e se caracteriza por lesões que coçam bastante e apresentam crostas. Além disso é mais comum surgir nas dobras dos braços e na parte de trás dos joelhos. Trata-se de uma inflamação alérgica e não contagiosa que, apesar de não ter cura, pode ser tratada. Em alguns casos, pode ter início na infância e, então, ficar menos intensa ao longo da vida adulta.

 

Sintomas de dermatite atópica

 

Pode surgir em qualquer pessoa que sofra de alergia como, por exemplo, asma brônquica e rinite alérgica. A dermatite atópica tem influências genéticas e hereditárias. Seus principais sintomas são, sobretudo, inchaço, vermelhidão, coceira, descamação da pele e formação de pequenas bolhas.

 

Esta reação pode ser estimulada por alergia a um alimento, poeira, calor, suor, por estresse ou ansiedade, por exemplo. Com frequência, as lesões aparecem em períodos de surtos e somem quando há melhora. No entanto, se não tratada ou permanecer por muito tempo na pele, podem se tornar crônicas.

 

Diagnóstico

 

Para identificar a presença de dermatite atópica não existem exames específicos. Por isso, o médico deve fazer avaliação clínica, examinando a pele bem como considerando o histórico médico e familiar do paciente. Em caso de dúvida, a biópsia pode ajudar.

 

Tratamento de dermatite atópica

 

Um dos procedimentos mais importantes no tratamento da dermatite atópica é a manter a pele hidratada constantemente, com cremes para pele sensível. Isso deve acontecer, de preferência, logo após o banho, morno ou frio, que ajuda a preservar a umidade da pele. Além disso, evitar alimentos com probabilidade de causar alergias como, por exemplo, camarão e leite, também é uma atitude essencial.

 

No entanto, em alguns casos, pode ser necessário o uso de medicamentos para aliviar os sintomas, como os anti-histâmicos via oral, quando os cremes não surtem efeito. Existe a indicação de tratamento com fototerapia ou imunobiológicos para pacientes em quadros mais graves.

Quem Somos

A Clínica IDEAL é assim denominada por ser a abreviação de: CLÍNICA INTEGRADA DE DERMATOLOGIA E ALERGOLOGIA. Prestamos serviços na área de Dermatologia, Cosmiatria (área voltada para a beleza da pele e tratamentos estéticos) e Alergologia há mais de 15 anos, até então como Clínica Dermatológica Dra. Solange A D M Gomes. A Dra. se mantém a frente da direção técnica, mas passamos a utilizar o nome IDEAL.

Contato

Quer marcar uma consulta?

Acesse nosso sistema de agendamento online e confirme seu horário em poucos cliques!

Localização

 Rua Nelson Camargo, 318 – Jardim Agú – Osasco – SP

Telefones: (11) 3681-0052 | (11) 3683-6128

Alameda Araguaia, 2190 – Centro Empresarial Araguaia II – Torre I, 11º andar, Conj. 1103/1104 – Tamboré – Barueri – SP

Telefones: (11) 4195-6177 | (11) 4195-3756

Avenida Alphaville, 779 – Empresarial 18 do Forte – Barueri – SP

Telefones: (11) 4375-2681 | (11) 4375-2735