height="0" width="0" style="display:none;visibility:hidden">
 

Siringoma

siringoma

Siringoma é um tumor benigno que surge na pele derivado dos ductos das glândulas sudoríparas, que são responsáveis pela produção de suor. As lesões são mais frequentes nas pálpebras e região ao redor dos olhos. Entretanto, seu prejuízo é apenas estético, não causando nenhum mal.

 

Normalmente, estas lesões são encontradas na face, sobretudo na região periocular, mas podem afetar tórax, pescoço, glúteos, púbis e vulva. Na maioria das vezes são assintomáticos; todavia, alguns indivíduos relatam prurido na região afetada.

 

São mais comuns nas mulheres e podem ter início na adolescência.

 

Causa

 

A produção excessiva das glândulas sudoríparas écrinas é que causa o aparecimento dessas pequenas protuberâncias, com cerca de 2 a 5 milímetros. Têm aparência de uma bolinha que se eleva na pele, normalmente da mesma cor, levemente endurecida.

 

Tipos de siringoma

 

Há dois tipos de siringoma:

 

  • Simples: É o mais comum. Causando pequenas lesões somente na região ao redor dos olhos;
  • Disseminada: É uma forma mais rara da doença, pode acometer o tronco, as axilas e o pescoço.

 

Precaução

 

Não há como prevenir o surgimento dessas lesões. Assim que elas começam a surgir é indicada a ida a um especialista, pois só ele saberá indicar o melhor tipo de tratamento.

 

O diagnóstico é clínico e baseado na história do paciente, portanto não são necessários outros exames laboratoriais. Clinicamente, em alguns casos, deve ser feita análise diferencial do siringoma.

 

Tratamento de siringoma

 

É impossível fazer um tratamento preventivo da doença. Por isso, quando surgirem as primeiras lesões, é recomendável procurar um médico dermatologista. As opções de tratamentos são: Cauterização química, Eletrocoagulação, Microagulhamento com drug delivery, Laser ablativo ou retirada cirúrgica das lesões.

 

A forma de tratamento varia de acordo com a extensão das lesões, suas características e tipo de pele do paciente. Tratamentos via laser CO2, por exemplo, trazem bons resultados, sendo um procedimento não invasivo.

 

A Eletrocoagulação é bastante eficaz, as agulhas de cauterização são inseridas para queimar esses tumores.

Quem Somos

A Clínica IDEAL é assim denominada por ser a abreviação de: CLÍNICA INTEGRADA DE DERMATOLOGIA E ALERGOLOGIA. Prestamos serviços na área de Dermatologia, Cosmiatria (área voltada para a beleza da pele e tratamentos estéticos) e Alergologia há mais de 15 anos, até então como Clínica Dermatológica Dra. Solange A D M Gomes. A Dra. se mantém a frente da direção técnica, mas passamos a utilizar o nome IDEAL.

Contato

Quer marcar uma consulta?

Acesse nosso sistema de agendamento online e confirme seu horário em poucos cliques!

Localização

 Rua Nelson Camargo, 318 – Jardim Agú – Osasco – SP

Telefones: (11) 3681-0052 | (11) 3683-6128

Alameda Araguaia, 2190 – Centro Empresarial Araguaia II – Torre I, 11º andar, Conj. 1103/1104 – Tamboré – Barueri – SP

Telefones: (11) 4195-6177 | (11) 4195-3756

Avenida Alphaville, 779 – Empresarial 18 do Forte – Barueri – SP

Telefones: (11) 4375-2681 | (11) 4375-2735