height="0" width="0" style="display:none;visibility:hidden">
 

Celulite

celulite

A principal característica da celulite são as bolsas de gorduras que se acumulam abaixo da pele. Dessa forma, dão origem a depressões ou pequenos “furos” em pontos nos quais há maior quantidade de gordura como, por exemplo, glúteos e coxas e, em alguns casos, no abdômen.

 

Causa 

 

Devido alterações no tecido gorduroso e por falta de oxigenação, há o aparecimento dessas imperfeições. As principais causas podem estar associadas à problemas circulatórios, prejudicando, assim, a drenagem de toxinas e líquidos, questões hereditárias, alterações hormonais e estilo de vida como, por exemplo, alimentação desregrada e sedentarismo.

 

Tipos de celulite

 

Os tipos de celulite podem ser avaliados de duas formas, pela intensidade e pelo tipo de inflamação.

 

  • Flácida: Surge quando há perda ou ganho de peso, de maneira drástica e rápida. Portanto, pode estar associada a obesidade, justamente por isso. Acomete regiões do culote e coxas, inclusive quem não pratica nenhum tipo de atividade física. São indolores;
  • Dura ou compacta: Afeta pessoas que costumam manter uma rotina de exercícios, com músculos delineados e definidos. No entanto, só aparecem quando comprime a região;
  • Edematosa: Os músculos não são nem duros e nem flácidos, pode ser dolorosa ao toque. É o tipo mais grave de celulite, causando aspecto de casca de laranja na pele;
  • Branda: É a junção dos outros tipos de celulite, se concentrando todas num mesmo local ou então cada uma em um lugar diferente do corpo, afetando regiões como, por exemplo, coxas, abdômen e braços.

 

As inflamações podem ser definidas como:

 

  • Aquosa: Há retenção de líquido bem como má circulação sanguínea, acometendo com maior frequência mulheres com irregularidades hormonais como, por exemplo, TPM, gravidez, menopausa e puberdade. Assim, aparece sem precisar apertar a região e a aparência dos furos é intensa;
  • Fibrosa: É a mais difícil de combater, pois causa disfunção das fibras de colágeno presentes na pele, endurecendo e formando pequenos nódulos.

 

Prevenção

 

A prevenção pode ser feita ao manter uma alimentação saudável, evitando alimentos enlatados, refrigerantes, bem como doces e frituras. Além disso é importante dar preferência a verduras, legumes, alimentos ricos em ferro e diminuir o sal. Manter uma rotina de exercícios e ingerir, no mínimo, 1,5 litros de água por dia.

 

Como tratar celulite?

 

Os tratamentos variam de caso para caso, de acordo com o grau das celulites. Nesse sentido, podem ser realizadas drenagens linfáticas, estimulando a circulação sanguínea local, eliminando líquidos acumulados e, por fim, diminuindo nódulos de gordura e o inchaço.

 

As massagens modeladoras trabalham as placas de gordura e o sistema linfático, mas é realizada em conjunto com outras técnicas, como radiofrequência ou criolipólise.

 

Por sua vez, a radiofrequência estimula a produção de colágeno, é duradouro e reestrutura os tecidos. Por isso é um dos métodos mais eficazes para tratar a celulite.

 

A subcisão consiste em quebrar os septos fibrosos, melhorando o aspecto da pele, entretanto é um pouco invasivo e pode deixar hematomas no local.

Quem Somos

A Clínica IDEAL é assim denominada por ser a abreviação de: CLÍNICA INTEGRADA DE DERMATOLOGIA E ALERGOLOGIA. Prestamos serviços na área de Dermatologia, Cosmiatria (área voltada para a beleza da pele e tratamentos estéticos) e Alergologia há mais de 15 anos, até então como Clínica Dermatológica Dra. Solange A D M Gomes. A Dra. se mantém a frente da direção técnica, mas passamos a utilizar o nome IDEAL.

Contato

Quer marcar uma consulta?

Acesse nosso sistema de agendamento online e confirme seu horário em poucos cliques!

Localização

 Rua Nelson Camargo, 318 – Jardim Agú – Osasco – SP

Telefones: (11) 3681-0052 | (11) 3683-6128

Alameda Araguaia, 2190 – Centro Empresarial Araguaia II – Torre I, 11º andar, Conj. 1103/1104 – Tamboré – Barueri – SP

Telefones: (11) 4195-6177 | (11) 4195-3756

Avenida Alphaville, 779 – Empresarial 18 do Forte – Barueri – SP

Telefones: (11) 4375-2681 | (11) 4375-2735