height="0" width="0" style="display:none;visibility:hidden">
 

Dermatite seborreica

dermatite seborreica

É uma inflamação da pele que causa descamação e vermelhidão, principalmente em áreas da face como, por exemplo, orelhas, sobrancelhas, cantos do nariz e couro cabeludo. A dermatite seborreica é uma doença crônica com períodos de melhora e piora dos sintomas. No entanto, não se trata de alergia ou falta de higiene, tampouco é contagiosa.

 

Causa da dermatite seborreica

 

A causa não é totalmente conhecida, mas sabe-se que a inflamação pode ter relação com fatores genéticos ou então provocada por agentes externos. Entre eles, por exemplo, estresse emocional, baixa temperatura, bebida alcoólica em excesso, medicamentos e oleosidade. Além disso, o fungo Pityrosporum ovale também pode ser o causador.

 

Sintomas

 

As principais manifestações da dermatite seborreica são:

 

  • Escamas brancas (caspas);
  • Oleosidade na pele e no couro cabeludo;
  • Escamas amareladas oleosas e que causam ardor;
  • Coceira;
  • Leve vermelhidão na área afetada;
  • Perda de cabelo, em alguns casos.

Diagnóstico

 

O diagnóstico é clínico, feito por um dermatologista, com base no relato do paciente bem como nos locais em que estão as lesões. Entretanto, podem ser necessárias análises como, por exemplo, exame micológico, biópsia e teste de contato.

 

Tratamento de dermatite seborreica

 

Para uma boa recuperação, o tratamento precoce é, de fato, fundamental. Normalmente, consiste em lavagens mais frequentes das regiões afetadas; interrupção do uso de produtos para o cabelo (géis, sprays e pomadas); evitar bonés e chapéus. Além disso é importante utilizar shampoos com substâncias como ácido salicílico, alcatrão, selênio, enxofre e zinco; bem como cremes e pomadas com antifúngicos.

 

É necessário ter outros cuidados para tornar o tratamento mais fácil e, assim, eliminar os sintomas. Por exemplo, uso de shampoo adequado para o tipo de cabelo, ter uma alimentação saudável, cessar o tabagismo e consumir bebidas alcoólicas em excesso. Assim como não tomar banhos quentes, enxugar-se bem, usar roupas que não retenham suor, controlar o estresse físico e mental, e a ansiedade.

 

Prevenção

 

Não existe forma de prevenir o desenvolvimento ou reaparecimento da dermatite seborreica. Os cuidados que podem ser tomados são relacionados à higiene para que o tratamento seja mais fácil.

Quem Somos

A Clínica IDEAL é assim denominada por ser a abreviação de: CLÍNICA INTEGRADA DE DERMATOLOGIA E ALERGOLOGIA. Prestamos serviços na área de Dermatologia, Cosmiatria (área voltada para a beleza da pele e tratamentos estéticos) e Alergologia há mais de 15 anos, até então como Clínica Dermatológica Dra. Solange A D M Gomes. A Dra. se mantém a frente da direção técnica, mas passamos a utilizar o nome IDEAL.

Contato

Quer marcar uma consulta?

Acesse nosso sistema de agendamento online e confirme seu horário em poucos cliques!

Localização

 Rua Nelson Camargo, 318 – Jardim Agú – Osasco – SP

Telefones: (11) 3681-0052 | (11) 3683-6128

Alameda Araguaia, 2190 – Centro Empresarial Araguaia II – Torre I, 11º andar, Conj. 1103/1104 – Tamboré – Barueri – SP

Telefones: (11) 4195-6177 | (11) 4195-3756

Avenida Alphaville, 779 – Empresarial 18 do Forte – Barueri – SP

Telefones: (11) 4375-2681 | (11) 4375-2735