A calvície se caracteriza pela perda progressiva de cabelos, devido a fatores, principalmente, genéticos. Além disso é mais comum em homens do que em mulheres.
Causa de calvície
Esse problema pode ser uma herança genética, vinda do pai ou da mãe, de maneira poligênica. Além disso, anemia e alterações na tiroide podem agravar o quadro de calvície. No início, provoca o afinamento dos fios, diminuindo sua espessura bem como a coloração na região frontal da cabeça.
O padrão de calvície é diferente em homens e mulheres. Nesse sentido, provoca entradas e afeta o topo da cabeça nos homens e, nas mulheres a linha frontal é preservada, havendo diminuição de fios na risca central. Ainda que não seja comum ocorrer no público feminino, pode acontecer.
Remédios utilizados em processo de quimioterapia, anticoagulantes, anticonvulsivantes, anti tiroidianos, betabloqueadores, antidepressivos, triciclo e contraceptivos orais podem, de fato, agravar a queda de cabelo. Em mulheres predispostas a ter esse problema, fazer uso desses medicamentos aumenta a chance de desencadear de maneira mais rápida a perda dos fios.
Tratamento para calvície
As maneiras de tratar esse problema podem ser através de métodos clínicos ou cirúrgicos.
- Método clínico: o tratamento é feito através de medicamentos específicos receitados pelo médico, trazendo bons resultados. Desse modo, são uma boa opção por serem acessíveis. Devem ser ingeridos uma vez por dia. Além disso, há opções tópicas que devem ser utilizadas uma vez ao dia como, por exemplo, shampoos e loções que tratam a região e estimulam o crescimento dos fios. Tratamento via microagulhamento é uma opção, em que os microcanais criados pelo aparelho facilitam a entrada dos agentes de tratamento. Tratamentos via laser também são eficazes;
- Método cirúrgico: consiste basicamente em implantar cabelo no paciente. A técnica é realizada de maneira segura, com o paciente sedado. Logo após serem retirados da região da nuca, sem deixar cicatriz ou marcas, os fios são implantados um a um na área afetada pela calvície. Assim, por estarem ainda em fase de crescimento, o processo fica mais fácil e a aceitação do organismo é maior, pois os fios são do próprio paciente.
Quanto mais cedo houver o diagnóstico do problema, mais fácil será tratá-lo.