A blefaroplastia é um procedimento cirúrgico que tem como principal objetivo retirar o excesso de pele, músculo ou gordura das pálpebras. Desse modo, as reposiciona corretamente, remove rugas e devolve uma aparência jovem e renovada.
Pode ser feita tanto na pálpebra superior, quanto na inferior. Além disso, em alguns casos, pode ser necessário o uso da toxina botulínica, melhorando os resultados estéticos.
Pré-cirurgia
Alguns exames serão pedidos pelo médico antes de realizar a blefaroplastia. Dessa forma é possível conhecer o estado de saúde do paciente. Então, o profissional indicará previamente que, no dia da cirurgia, o paciente esteja em jejum por pelo menos 8 horas. Além disso, medicamentos com funções anticoagulantes e a nicotina devem ser evitados por, pelo menos, 1 mês antes da data.
Como a blefaroplastia é feita?
A cirurgia dura em torno de 40 minutos a 1 hora. No entanto, o tempo pode se estender caso seja realizado em conjunto com outro procedimento facial. Na maioria dos casos, é necessário o uso de anestesia local e, assim, o profissional realiza:
- Delimitação local: Com uma caneta, a área em que a cirurgia será feita é demarcada;
- Cortes nas pálpebras: É retirada a pele, bem como a gordura e o músculo que há em excesso;
- Sutura a pele: Pontos que se colam na pele e não causam dor são realizados no fim do procedimento. As cicatrizes não ficam aparentes, escondidas nas pálpebras.
É indicado, sobretudo, para pessoas que se incomodam com a flacidez das pálpebras ou então bolsas embaixo dos olhos, mais comum em pessoas com a idade mais avançada, a partir dos 40 anos. Entretanto, caso haja fatores genéticos que influenciem no surgimento desse fator na juventude, o procedimento também pode ser realizado.
Pós-cirurgia
Alguns cuidados são necessários pós-cirurgia como, por exemplo:
- Fazer compressas frias sobre os olhos, reduzindo o inchaço;
- Dormir de maneira que a cabeça fique mais elevada;
- Utilizar óculos de sol ao sair, evitando exposição a luz solar;
- Não é permitido o uso de maquiagem na região dos olhos nos primeiros 15 dias;
- Usar filtro solar para que as cicatrizes não fiquem escuras;
- Evitar fumar, pois as substâncias presentes no cigarro, podem danificar o processo de cicatrização;
- Uso de colírios, quando necessário, para lubrificar;
- Higienizar a região, somente, com água e sabão.
Reações adversas a cirurgia são incomuns. No entanto, caso ocorra dores, inchaço e manchas por muito tempo ou a vista ficar embaçada, é indicado consultar o médico.