height="0" width="0" style="display:none;visibility:hidden">
 

Estrófulo

estrofulo

Quando você é picado por um inseto e, em seguida, a pele tem uma reação alérgica com o surgimento de manchas e áreas de elevação, essa condição recebe o nome de prurigo estrófulo. Além dos sintomas citados, pode causar, por exemplo, coceira e bolhas.

 

Causa de estrófulo

 

Muitos dos insetos, como moscas, mosquitos e pulgas, precisam picar um hospedeiro para conseguir alimentos. Então, são as proteínas da saliva desses animais que causam reação alérgica.

 

É raro, mas essa patologia inflamatória pode surgir logo após a ingestão de alimentos ricos e histamina ou então com propriedades histamino-libertadoras. Entre eles, por exemplo, peixes, tomate, cacau, amendoim, soja, entre outros.

 

Além disso, o prurigo estrófulo é mais comum no verão e na primavera, e atinge, sobretudo, crianças entre 4 e 7 anos de idade e, às vezes, nos jovens e adultos. As lesões tendem a surgir em áreas mais expostas do corpo, membros e tronco. Fatores como, por exemplo, suor, odores fortes, pele quente e em movimentos aumentam as chances de haver picada.

 

Diagnóstico

 

O diagnóstico do problema é clínico e, portanto, feito por meio do reconhecimento das lesões e identificação do inseto que a provocou. Assim, o médico especialista examina a pele do paciente para analisar o surgimento de elevação com coceira e bolhas, que podem ser da cor da pele ou avermelhadas.

 

Tratamento de estrófulo

 

O tratamento é dividido em:

 

  • Eliminar a causa: evitar picadas de insetos utilizando roupas que cubram as áreas do corpo que, normalmente, ficam descobertas, como braços e pernas, assim como usar repelentes, inseticidas e mosqueteiros. No entanto, caso haja animais em casa, é preciso tomar providências quanto à pulgas e carraças;
  • Controlar os sintomas: podem ser utilizados cremes tópicos de corticoides com efeito anti-inflamatório, bem como medicamentos para controlar a coceira. Caso haja infecção bacteriana secundária também deve ser tratada com antibióticos. Entretanto, as doses e a duração do tratamento devem ser avaliadas pelo médico especialista.
Quem Somos

A Clínica IDEAL é assim denominada por ser a abreviação de: CLÍNICA INTEGRADA DE DERMATOLOGIA E ALERGOLOGIA. Prestamos serviços na área de Dermatologia, Cosmiatria (área voltada para a beleza da pele e tratamentos estéticos) e Alergologia há mais de 15 anos, até então como Clínica Dermatológica Dra. Solange A D M Gomes. A Dra. se mantém a frente da direção técnica, mas passamos a utilizar o nome IDEAL.

Contato

Quer marcar uma consulta?

Acesse nosso sistema de agendamento online e confirme seu horário em poucos cliques!

Localização

 Rua Nelson Camargo, 318 – Jardim Agú – Osasco – SP

Telefones: (11) 3681-0052 | (11) 3683-6128

Alameda Araguaia, 2190 – Centro Empresarial Araguaia II – Torre I, 11º andar, Conj. 1103/1104 – Tamboré – Barueri – SP

Telefones: (11) 4195-6177 | (11) 4195-3756

Avenida Alphaville, 779 – Empresarial 18 do Forte – Barueri – SP

Telefones: (11) 4375-2681 | (11) 4375-2735