MMP: Microinfusão de Medicamentos na Pele

Microinfusão de Medicamentos na Pele, ou MMP, é uma técnica que permite inserir medicamentos ativos diretamente no local que precisa ser tratado, de forma indolor e eficaz.

O objetivo é que as substâncias penetrem melhor na parte superficial da pele até atingir alvos localizados na derme e na epiderme.

Através deste método é possível tratar condições como alopecias, cicatrizes de acne, melasma, queloides, verrugas, sardas brancas, estrias, psoríase e sinais de envelhecimento.

Os medicamentos que devem ser injetados são definidos conforme a situação e o tipo de problema que o paciente apresenta. As aplicações são feitas através de uma máquina com uma ponteira, com movimentos leves e sem pressão exagerada.

É esta ponteira que determina a profundidade exata em que as substâncias serão introduzidas, sendo absorvidas e eliminadas pelo organismo depois.

As agulhas utilizadas podem provocar pequenas lesões e causar inchaço e vermelhidão, mas desaparecem em poucos dias, criando crostas antes da cicatrização.

Após o procedimento, é indicado que não haja contato com a região tratada, evitar exposição solar e, caso seja orientado pelo médico, aplicar agentes cicatrizantes.

Ficou interessado (a)? Entre em contato com a Clínica Ideal e agende uma consulta.

MMP: Microinfusão de Medicamentos na Pele

mmp

MMP (Microinfusão de Medicamentos na Pele)

mmp

A técnica MMP consiste num procedimento que é conhecido como drug delivery, ou seja, um meio de introduzir medicamentos diretamente na pele, diferente de ingerir via oral ou usando cremes.

No caso desse procedimento é utilizada uma máquina semelhante à de fazer tatuagens, evitando, assim, a ingestão de medicamentos via sistêmica.

Nesse sentido, na ponta do aparelho há uma ponteira em que fica acoplada a agulha que, por sua vez, penetra na pele atingindo a profundidade desejada.

Essa técnica é indicada para tratar casos como, por exemplo:

• Cicatrizes de acne e outras;
  • Rejuvenescimento;
  • Melasma;
  • Queloide;
  • Verruga;
  • Sardas brancas;
  • Estrias;
  • Psoríase;
  • Calvície, quedas e outros problemas capilares.

Como o MMP é feito?

Ainda que trate inúmeros problemas estéticos e doenças, o MMP é indicado, principalmente, para cuidar de doenças capilares. Portanto, antes de ser realizado, o local deve estar devidamente higienizado e, quando há necessidade, é utilizada anestesia tópica.

A quantidade de agulhas varia de acordo com a região. Dessa maneira, quanto maior o espaço a ser tratado for, mais agulhas serão utilizadas no aparelho. A ponteira é ajustada referente a profundidade que deve atingir, conforme a doença ou então problema a ser tratado.

Ao ligar a máquina, as agulhas aspiram o medicamento e o mesmo é injetado na pele, com movimentos leves e fixos, sem causar agressões, como arranhões, mas, mantendo sempre a mesma pressão, em todas as áreas.

Assim como a ponteira, as agulhas devem ser descartadas após o uso.

O medicamento é absorvido pelo organismo e, em seguida, eliminado sem nenhuma toxidade sistêmica.

O número de sessões vai variar de acordo com a necessidade bem como o problema que o paciente apresentar. Em média, as sessões variam de 2 a 10, havendo um intervalo de 20 a 30 dias entre uma e outra.

Pós-procedimento

É normal que pequenas manchas arroxeadas apareçam nos pontos de aplicação, permanecendo cerca de 7 dias; evitar exposição solar após as aplicações.

Quem Somos

A Clínica IDEAL é assim denominada por ser a abreviação de: CLÍNICA INTEGRADA DE DERMATOLOGIA E ALERGOLOGIA. Prestamos serviços na área de Dermatologia, Cosmiatria (área voltada para a beleza da pele e tratamentos estéticos) e Alergologia há mais de 15 anos, até então como Clínica Dermatológica Dra. Solange A D M Gomes. A Dra. se mantém a frente da direção técnica, mas passamos a utilizar o nome IDEAL.