As estrias são grandes vilãs do corpo, podendo afetar a autoestima de muitas mulheres e homens. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica, elas são lesões causadas pela distensão da pele, que leva à ruptura das fibras elásticas e colágenas que a sustentam.
As estrias podem surgir durante a gravidez, após ganho ou perda intensa de peso, aumento dos seios ou até pelo uso de anabolizantes, fatores genéticos e hormonais.
As regiões do corpo que costumam ser mais afetadas são flancos (laterais do quadril), glúteos, coxas, abdômen e mamas.
Tipos de estrias
Existem dois tipos de estrias:
- Estrias avermelhadas: são mais fáceis de tratar, pois são mais novas. Podem apresentar coceira devido à inflamação;
- Estrias esbranquiçadas: são as mais antigas, mais difíceis de sumir totalmente com tratamento. Não há processo inflamatório ativo, pois já se encontram cicatrizadas, as fibras colágenas e elásticas já estão atrofiadas.
Opções de tratamento
Ainda não existe cura para a estria, mas é possível tratá-la para melhorar sua aparência. É indicado começar o tratamento quando elas estão avermelhadas, utilizando cremes e hidratantes cicatrizantes.
No caso das mais antigas, de coloração branca, podem ser tratadas com:
- Subcisão: procedimento cirúrgico em que uma agulha quebra as traves de fibrose, gerando um hematoma e, por consequência, estimulando a formação de colágeno;
- Laser de Erbium: promove a regeneração da pele;
- Laser CO2: estimula a remodelação da pele através da produção de colágeno.
Trate suas estrias com a Clínica IDEAL! Entre em contato e agende uma avaliação.