Com o mês de Dezembro, chega o verão. É o nosso momento de ir para a praia e curtir toda a tranquilidade de um banho de mar e a luz do sol. Mas, às vezes, curtem o sol em demasia, aumentando as chances de desenvolver a modalidade de câncer mais comum que existe: o câncer de pele. Para conscientizar e prevenir essa doença existe o Dezembro Laranja.
Um fato que normalmente esquecemos é que a pele é o maior – e também o mais exposto – órgão do nosso corpo. Isso aumenta exponencialmente a chance de surgimento de um tumor maligno nela, e nisso reside um perigo: como a pele se estende por todo o corpo, a metástase de um tumor nela ameaça muitos outros órgãos.
Mas é importante lembrar: nem todos câncer de pele é igual. Eles são divididos em dois tipos: o melanoma e o não-melanoma. O câncer não-melanoma é muito menos perigoso e, felizmente, o mais comum – mais de 95% dos casos são desse tipo. Já os do tipo melanoma, mesmo sendo em muito menor quantidade, apresentam um alta taxa de mortalidade.
De uma forma ou de outra, o melhor caminho é a prevenção. Para isso, é preciso entender que determinados grupos são mais expostos à doença do que outros. As pessoas de pele, olhos e cabelos muito claros sofrem mais perigo com a exposição ao sol, pois a quantidade mais baixa de melanina na pele a torna menos protegida contra a radiação.
Pessoas nessa categoria em especial, mas também todos, devem utilizar protetor solar e evitar os horários em que a radiação do sol atinge seu pico – normalmente entre 10h e 16h. E se você já possui pintas ou manchas de aspecto duvidoso, procure um profissional médico para avaliar sua pele – e garantir a segurança de um verão sem preocupações.
Curta o sol com segurança. A Clínica IDEAL apoia o Dezembro Laranja!