A Pele que Observo: Dermatoscopia para prevenir doenças

A Pele que Observo: Dermatoscopia para prevenir doenças

Um fato pouco lembrado no geral é que a pele é o maior órgão do corpo, assim como também é o mais exposto. Por isso, qualquer sinal aparente sobre ela pode ser uma informação ou uma denúncia importante sobre nossa saúde. Mas, visto que nossa pele abrange todo nosso corpo, é preciso uma visão global dela para detectar quaisquer problemas. Para isso existe a dermatoscopia.

A dermatoscopia é um exame realizado utilizando um instrumento chamado dermatoscópio. É um tipo de microscópio, adaptado precisamente para identificar anomalias na pele. Ele consegue uma projeção de aumento de até 400 vezes, visualizando com maior precisão as estruturas da pele e proporcionando uma visão em profundidade. Isso facilita a análise e documentação das manchas e pintas.

Esse exame é indicado para pessoas que possuam muitas manchas, histórico familiar ou pessoal de melanoma, pele e cabelos claros, caso de queimaduras de segundo grau na infância ou que se submeteram a bronzeamento artificial antes dos 30 anos.

Embora ele seja útil para diagnosticar diversas patologias da pele, é usado com mais frequência para buscar características que suspeitem ser manifestações do câncer de pele – mais especificamente um tumor agressivo conhecido como melanoma maligno. Além dessa característica específica, também pode identificar lesões como queratose seborreica, carcinoma basocelular, hemangioma e dermatofibroma, e diferenciá-los do melanoma.

A principal utilidade da dermatoscopia ser capaz de observar as lesões tanto visíveis a olho quanto as microscópicas, assim como determinar suas características. Isso permite um melhor diagnóstico para que a ressecção das lesões suspeitas de malignidade possa ser realizada, evitando também amputações desnecessárias.

A dermatoscopia pode ser realizada em associação com o mapeamento corporal. Essa técnica consiste no uso de uma câmera junto com um microscópio digital conectados a um computador. Esse tipo de registro permite uma análise precisa, registro e armazenamento de imagens para comparação da evolução dos sinais, que podem ser observados com um aumento de 20 a 70 vezes.

Não ignore sua pele. Observe os sinais que ela manda e previna qualquer doença. A Clínica IDEAL está preparada para realizar a dermatoscopia e manter sua saúde em dia. Entre em contato e agende sua consulta.