Alergia nada mais é do que uma reação anormal do sistema imunológico. Após entrar em contato com uma substância alergênica, o indivíduo forma um anticorpo denominado imunoglobulina E. Depois disso, a pessoa se torna sensível ao alérgeno em questão.
Imunoterapia é uma das opções de tratamento das alergias e o principal objetivo é diminuir a sensibilidade a determinadas substâncias, inibindo as reações.
O tratamento pode ser feito de duas formas. A primeira, na fase de indução, as injeções subcutâneas com doses dos alérgenos vão aumentando e as aplicações devem ocorrer semanalmente por alguns meses. Já na fase de manutenção, o paciente utiliza uma dose igual por um longo período, com intervalo de 4 a 8 semanas.
A segunda forma é a sublingual. Pode ser realizado em casa, mas o paciente deve armazenar as vacinas na geladeira. Então, em jejum, as gotas devem ser colocadas embaixo da língua e engolidas após dois minutos.
A Organização Mundial da Saúde recomenda este tratamento para pacientes com sensibilidade comprovada e que tenham reações graves. Deve ser contínuo e sem interrupção antes do tempo.
A imunoterapia é indicada, sobretudo, para pessoas com quadro de rinite e conjuntivite alérgica, asma, alergia a venenos de insetos, a alimentos, alergia por contato ou sensibilidade a ácaros de poeira.
Entre em contato com a Clínica Ideal e agende uma consulta.