A queda diária e em excesso dos fios de cabelo é chamada de eflúvio telógeno. A causa pode estar relacionada a algum evento que ocorreu, pelo menos, três meses antes do início da queda, pois é o período de preparo para os cabelos começarem a cair.
Entre os motivos estão pós-parto, febre, pneumonia, sinusite, dietas restritivas, gripe, cirurgias (principalmente bariátrica) e doenças metabólicas ou infecciosas.
O eflúvio telógeno pode ser classificado em dois tipos. O agudo é o que está relacionado a fatos que ocorreram meses antes da queda e em que a pessoa passa a perder o dobro de fios, entre 200 e 300 por dia.
Já no tipo crônico, conforme o tempo passa, o paciente fica com o cabelo mais volumoso na base, mas o comprimento é comprometido. Aqui, embora não haja uma causa definida, existem indícios de que esteja ligado a doenças autoimunes.
O tratamento é recomendado quando o eflúvio telógeno está relacionado a outra doença, como a calvície. Normalmente, quando não há patologias envolvidas, o problema se resolve sozinho entre 2 a 4 meses.
Existem medicamentos e produtos que auxiliam no processo de fortificação dos fios e no crescimento. Além disso, em alguns casos indicados pelo dermatologista, pode ser tratado com luz de LED, microagulhamento ou microinfusão de medicamentos na área afetada.
Conhece alguém que precisa desse tratamento? A Clínica IDEAL está à disposição para ajudar. Entre em contato conosco e saiba mais.