Dermatite é um tipo de inflamação na pele que pode causar coceira, vermelhidão, descamação, pequenas bolhas e, às vezes, sensação de ardência e queimação. É um problema que pode aparecer em qualquer parte do corpo e em qualquer idade, desde bebês até idosos.
É uma condição comum e não contagiosa, mas causa desconforto físico e precisa de tratamento. Pode ser causada por diversos motivos como, por exemplo, alergias, efeito colateral de algum medicamento, fatores genéticos, banhos muito quentes e agentes externos (tecidos sintéticos, plantas, cosméticos, produtos de limpeza e químicos).
Principais tipos de dermatite
- Dermatite de contato: é causada por agentes externos (um produto ou objeto) que, ao entrar em contato com a pele, provocam irritação ou alergia. Afeta, principalmente, o rosto e as mãos com sintomas como coceira, vermelhidão, erupção cutânea, inchaço e descamação da pele;
- Dermatite atópica: classificada como uma doença crônica, esse tipo é caracterizado por lesões vermelhas que coçam, formam crostas e, às vezes, descamam. É comum em crianças e alguns casos podem ser associados a rinite alérgica ou asma;
- Dermatite seborreica: afeta, especialmente, o couro cabeludo e áreas oleosas da pele (laterais do nariz, orelhas, barba, pálpebras e tórax). Causa vermelhidão, descamação e manchas. As manifestações são mais comuns em bebês e jovens adultos do sexo masculino;
- Dermatite esfoliativa: inflamação mais grave que afeta toda a superfície da pele, causando vermelhidão, rachaduras e escamas. A camada superior cutânea pode chegar a se soltar (esfoliar). Pode ser um efeito colateral de medicamentos (como antibióticos e barbitúricos) ou uma complicação de outro tipo de dermatite.
Tratamentos
A forma de tratar a dermatite varia conforme o tipo. No caso da de contato, é necessário suspender o uso ou evitar proximidade com os agentes causadores da alergia.
A dermatite atópica pode ser controlada com uso de cremes ou pomadas com corticoides, após hidratar bem a pele de todo o corpo. Para a seborreica, pode ser recomendada a aplicação de cremes, shampoos ou pomadas que tenham corticoide e produtos com antifúngicos em sua composição.
Por ser mais grave, a dermatite esfoliativa geralmente necessita de internação hospitalar para a administração de corticoides na veia e oxigênio.
Em todos os tipos de dermatite é fundamental hidratar bem a região afetada, a fim de evitar o ressecamento e a descamação da pele.
A Clínica IDEAL é especialista em dermatologia e pode ajudar a cuidar da sua pele. Entre em contato e agende uma consulta.