Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Novembro Azul

O décimo primeiro mês do ano dá início à campanha Novembro Azul, que é dedicada à conscientização, prevenção e o diagnóstico precoce de câncer de próstata.

O movimento foi criado no Brasil pelo Instituto Lado a Lado Pela Vida, a fim de quebrar o preconceito masculino de ir ao médico e, quando necessário, realizar o exame de toque.

Este é o tipo mais comum de câncer entre os homens. Na fase inicial, a doença não apresenta sintomas, mas, quando os sinais começam a surgir, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada. Neste estágio, o paciente pode ter:

  • Dores ao urinar;
  • Dor óssea;
  • Presença de sangue na urina ou no sêmen;
  • Vontade de urinar com frequência.

Os fatores de risco para câncer de próstata, e que aumentam as chances de um homem apresentar a doença, são o histórico familiar, ser negro ou obeso.

O câncer pode ter cura, mas, para isso, é fundamental diagnosticá-lo precocemente. Ainda que não existam sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco ou 50 sem esses fatores devem ter consultas regulares com o urologista (pelo menos uma vez ao ano).

Nessas visitas, é importante conversar sobre o exame de toque retal, que permite aos médicos avaliar alterações na glândula, como o endurecimento e a presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA.

O tipo de tratamento varia de acordo com diversos aspectos, como o estado de saúde atual do paciente, estadiamento da doença e expectativa de vida. 

Tumores com baixa agressividade podem ser cuidados com vigilância ativa, na qual periodicamente se faz um monitoramento da evolução do câncer, intervindo se houver progressão. Casos mais graves normalmente necessitam de cirurgia.

Previna-se! Cuide da sua saúde através do acompanhamento médico regular. Deseja mais informações? Entre em contato com a Clínica IDEAL e tire suas dúvidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

View more