Podem ser muitas as causas de estrias, mas uma das principais é a gravidez. Elas se desenvolvem devido ao estiramento da pele, que rompe as fibras de colágeno e elastina, à alteração hormonal, aumento de peso e crescimento da barriga.
“Mas é possível evitar o aparecimento das estrias? ” A resposta é sim. Para isso, é preciso dar uma atenção especial à hidratação da pele nas áreas que crescem mais durante a gestação, como barriga, seios e coxas.
É importante começar assim que a gravidez é descoberta e intensificar por volta do quarto mês, quando a pele começa a esticar de maneira mais brusca.
O uso de ativos emolientes e umectantes ajudará a pele a responder de forma mais favorável ao estiramento que ocorre no período.
Além disso, sessões de drenagem linfática, que ajuda a evitar o acúmulo de líquidos, são uma forma de diminuir o impacto do estiramento. Beber bastante água, se alimentar bem e fazer exercícios também contribuem para evitar o ganho de peso e são bons aliados na prevenção de estrias.
Caso as estrias surjam, é possível tratá-las no pós-parto e melhorar sua aparência. Estrias avermelhadas, mais recentes, pode se beneficiar com cremes e hidratantes cicatrizantes.
Se forem brancas, mais antigas, é indicado tratar através de procedimentos estéticos como Subcisão, que quebra as traves de fibrose; laser de erbium, que promove a regeneração da pele; ou laser CO2, que estimula a remodelação da pele pela produção de colágeno.
Para mais informações, entre em contato com a Clínica IDEAL.