Foliculite é uma infecção causada por uma bactéria. Ela tem nos folículos pilosos e faz com que surjam bolinhas avermelhadas e com pus na pele, semelhantes à acne.
Causas
O quadro de foliculite é causado pela inflamação de pelos encravados que não são tratados. Isso ocorre quando os pelos não conseguem encontrar uma passagem para nascer e, assim, acabam crescendo internamente.
O entupimento dos folículos pilosos pode ocorrer devido ao atrito das roupas ou pelo ato de se barbear/depilar com lâminas, por exemplo. Além disso, fatores como a oleosidade da pele, imunidade baixa e muito tempo entre um banho e outro também podem influenciar.
A foliculite pode ser superficial, quando as espinhas são avermelhadas (com pus ou não), a área fica sensível e com leve coceira; ou profunda, em que pode se desenvolver furúnculo, com pus, sensibilidade e dor intensa na região.
Como tratar a foliculite?
Normalmente, os pelos encravados melhoram de forma natural, mas, em alguns casos, pode ser necessário utilizar um método de tratamento para ajudar a condição a se resolver mais rapidamente.
Entre os tratamentos possíveis estão:
- Esfoliação: aplicação de cremes e produtos, prescritos por um especialista, massageando a área afetada pela foliculite com movimentos circulares, enxaguando em seguida;
- Compressas de água quente: ajudam a estimular a circulação sanguínea, abrindo os poros. Umedeça uma toalha com água morna e pressione sobre a região por, pelo menos, 10 minutos. Repetir o processo diariamente;
- Uso de pomadas: é indicado pelo médico de acordo com o tipo de pele. É recomendado utilizar junto à esfoliação e ajuda a reduzir o inchaço;
- Medicamentos: a necessidade varia conforme a gravidade e o tipo de infecção. Pode ser necessário o uso de antibióticos, antifúngicos orais ou tópicos, ou corticosteroides.
A Clínica IDEAL pode te ajudar a encontrar a melhor forma de cuidar desse problema. Entre em contato conosco.