OLHEIRAS
As olheiras são marcas profundas na região inferior dos olhos. As causas e os tipos são diferentes, variando em três categorias. Elas podem ser, por exemplo, genética, problemas vasculares ou ligados a melanina presente na pele.
Os tipos de olheiras podem ser classificados em:
- Acastanhadas: Maior acúmulo de melanina ou hemossiderina. A genética é um dos principais causadores desse tipo, entretanto alergias, como rinite, também pode levar ao surgimento delas. Isso porque o ato de coçar a região gera inflamação da pele, além de grande exposição solar;
- Arroxeadas: Originam-se devido a dilatação dos vasos sanguíneos que circulam no local. Pelo fato de a pele da pálpebra ser fina, é possível visualizar com mais facilidade esses vasos. Além disso, a genética pode influenciar no aparecimento, mas sono irregular e problemas de retenção de líquido, podem agravar a situação;
- Profundas: <Formam-se sulcos entre a olheira e o início das bochechas, gerando uma sombra. Acomete, principalmente, pessoas de idade avançada.
PREVENÇÃO
Para prevenir ou então retardar o surgimento das olheiras, é importante manter uma rotina de sono boa; ingerir, no mínimo, 2 litros de água todos os dias; se manter ativo e minimizar a ingestão de bebidas alcóolicas e sal nos alimentos. Além disso, retirar a maquiagem com produtos específicos, hidratar a pele e utilizar protetor solar, é fundamental.
É importante saber que estresse, cansaço, mudanças hormonais, tabagismo e dietas muito restritivas também podem desencadear ou então facilitar o surgimento das olheiras.