DERMATITE ATÓPICA
Definida como uma doença crônica de pele, a dermatite atópica é comum e se caracteriza por lesões que coçam bastante e apresentam crostas. Além disso é mais comum surgir nas dobras dos braços e na parte de trás dos joelhos. Trata-se de uma inflamação alérgica e não contagiosa que, apesar de não ter cura, pode ser tratada. Em alguns casos, pode ter início na infância e, então, ficar menos intensa ao longo da vida adulta.
Sintomas de dermatite atópica
Pode surgir em qualquer pessoa que sofra de alergia como, por exemplo, asma brônquica e rinite alérgica. A dermatite atópica tem influências genéticas e hereditárias. Seus principais sintomas são, sobretudo, inchaço, vermelhidão, coceira, descamação da pele e formação de pequenas bolhas.
Esta reação pode ser estimulada por alergia a um alimento, poeira, calor, suor, por estresse ou ansiedade, por exemplo. Com frequência, as lesões aparecem em períodos de surtos e somem quando há melhora. No entanto, se não tratada ou permanecer por muito tempo na pele, podem se tornar crônicas.