HIPERIDROSE
A hiperidrose é uma doença que se caracteriza pelo excesso de suor. Ou seja, a hiperatividade das glândulas sudoríparas que faz com que haja maior quantidade de transpiração em várias partes do corpo e em qualquer estação do ano ou horário do dia.
No entanto é importante não confundir a hiperidrose com sintomas de outras doenças. Por isso, caso o suor venha acompanhado de dor, febre, fraqueza, enjoo e arrepios, é indicado ir ao médico imediatamente.
CAUSAS
Não há uma causa única. Pode estar relacionado à genética ou então a alguma patologia como, por exemplo, menopausa, doenças cardíacas, ansiedade, obesidade, hipoglicemia e diabetes.
TIPOS DE HIPERIDROSE
Existem dois tipos da doença, são eles:
- Hiperidrose Primária: É causado geneticamente, ou seja, provavelmente já existem pessoas na família que apresentam condições. Se manifesta na infância ou nos primeiros anos da adolescência, atingindo rosto, mãos, pés e axilas, principalmente. As crises ocorrem mais durante o dia;
- Hiperidrose Secundária: É obtida com o passar dos anos, decorrente a algum problema de saúde ou efeito colateral de algum medicamento. Menopausa, doenças cardíacas, ansiedade e diabetes também podem ocasioná-la. Surge mais na idade adulta.