A queda de cabelo é considerada normal quando se perde cerca de 100 fios por dia, pois possuem um ciclo de crescimento e queda natural. No entanto, ultrapassar essa quantidade pode significar que a estrutura capilar está fragilizada e, por isso, a atenção deve ser redobrada.
Em alguns casos, a queda de cabelo intensa pode ser uma manifestação de problemas na tireoide, anemia, deficiência de vitaminas e doenças reumatológicas, por exemplo.
Além disso, o que tem preocupado especialista é o aumento de casos de queda de cabelo pós-COVID. De acordo com estudos realizados em diversos países, cerca de 25% dos pacientes recuperados apresentam esta sequela.
Perder cabelo excessivamente é um fenômeno comum durante ou depois a recuperação de algumas doenças infecciosas, como o coronavírus. Isso porque, nesses casos, o corpo vai usar sua energia para combater o vírus, priorizando o sistema imunológico e diminuindo a produção de novos fios.
Para diagnosticar as possíveis causas da perda capilar é importante a avaliação de um especialista. A tricologia é a especialidade dermatológica que estuda os fios de cabelo, o couro cabeludo e os pelos, a fim de identificar e tratar distúrbios que afetam essas áreas.
Assim, através de uma anamnese detalhada, exame clínico e, se necessário, exames complementares, o especialista é capaz de diagnosticar a origem do problema e elaborar o plano mais adequado de tratamento.
Caso perceba uma queda excessiva de cabelo, procure um dermatologista rapidamente. Entre em contato com a Clínica IDEAL e agende uma consulta.