Estamos no início da campanha de Outubro Rosa ‒ que busca disseminar a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama ‒ e do período mais quente do ano. Os raios solares mais intensos são preocupantes e podem levar a outra doença igualmente grave: o câncer de pele.
É caracterizado pelo crescimento anormal e descontrolado de células que compõem a pele, causado pela alta exposição à radiação ultravioleta, aos raios solares ou câmaras de bronzeamento.
Existem três tipos de câncer de pele: carcinomas basocelulares (CBC), mais comum e menos agressivo;carcinomas espinocelulares (CEC), segundo tipo mais comum, um pouco mais agressivo e mais frequente em homens idosos; e melanoma, tipo mais raro e agressivo que pode afetar diversas áreas do corpo e tem grandes chances de criar metástases.
O tratamento mais viável é a remoção do tumor, mas varia conforme o caso do paciente e o tipo de câncer de pele.
A melhor forma de prevenir o surgimento da doença é evitar se expor ao sol sem proteção adequada. É importante utilizar filtro solar com FPS superior a 30 todos os dias, evitar o período em que o calor é mais forte (entre 10h e 16h) e utilizar chapéus, bonés e óculos escuros.
Para tirar mais dúvidas sobre o assunto, entre em contato com a Clínica Ideal.