Alopecia areata: doença inflamatória que provoca queda de cabelo

Alopecia areata: doença inflamatória que provoca queda de cabelo

Alopecia Areata é uma doença inflamatória que causa queda de cabelo. A perda de fios resulta em falhas circulares sem pelos ou cabelos. Normalmente afeta o couro cabeludo, mas pode surgir em outras partes do corpo, como sobrancelhas, cílios e barba.

Em geral as áreas em que os fios caem são bem delimitadas, entretanto podem evoluir para a perda total de cabelos ou pelos do corpo. Isso pode ser causado por fatores genéticos ou imunológicos.

Os pacientes com alopecia areata não costumam apresentar nenhum outro sintoma. A pele da área sem pelos é brilhante e lisa, e os cabelos ao redor da placa saem facilmente se forem puxados.

Os casos mais extensos podem causar danos psicológicos nos indivíduos, interferindo em sua rotina diária e prejudicando a qualidade de vida.

Existem diversos tratamentos disponíveis. Medicamentos tópicos e corticoides injetáveis são algumas das alternativas para controlar a doença, reduzir as falhas e evitar que surjam novas. O tratamento visa estimular o folículo a produzir cabelo novamente e, por isso, deve prosseguir até que a cura do problema.

Mas, lembre-se: o melhor tratamento para seu caso deve ser indicado por um dermatologista. Entre em contato com a Clínica IDEAL e agende uma consulta.