Alergia nada mais é do que uma reação anormal do sistema imunológico. Após entrar em contato com uma substância alergênica, o indivíduo forma um anticorpo denominado imunoglobulina E. Depois disso, a pessoa se torna sensível ao alérgeno em questão.

Os componentes alérgicos mais comuns no meio ambiente são os ácaros da poeira, pólens, fungos, ingrediente de um alimento e insetos. Assim, podem provocar doenças alérgicas que afetam órgãos internos, a pele e até os olhos. Os principais tipos de alergia são rinite, asma, dermatite, urticária e conjuntivite.

A imunoterapia é uma das opções de tratamento das alergias. O principal objetivo é diminuir a sensibilidade a determinadas substâncias, inibindo as reações.

As vacinas consistem em administrar, com intervalos regulares, os extratos aos quais o indivíduo é alérgico durante alguns anos. Dessa forma, o sistema imunológico é reeducado de forma que o organismo seja menos sensível ao componente e que haja menos ou nenhuma reação ao elemento.

Assim, os sintomas diminuem de forma substancial, fazendo com que o indivíduo tenha uma qualidade de vida melhor.

A Clínica Ideal possui este tratamento e atende pacientes alérgicos. Estamos com atendimento presencial, seguindo as recomendações da OMS e tomando os devidos cuidados contra a COVID-19, e via telemedicina.