Previna o câncer de pele com nosso Mapeamento Corporal

Previna o câncer de pele com nosso Mapeamento Corporal

O câncer de pele é uma doença causada pela alta exposição à radiação ultravioleta, aos raios solares ou câmaras de bronzeamento. Mas você sabia que é possível prevenir seu surgimento através de um Mapeamento Corporal?

Dermatoscopia digital é um exame realizado para diagnosticar precocemente e prevenir o câncer de pele, pois identifica sinais, pintas e lesões malignas que não são visíveis a olho nu. Toda lesão pigmentada é avaliada, sobretudo em pessoas que possuem muitas pintas no corpo.

Mapeamento Corporal + Dermatoscopia

O Mapeamento Corporal é uma técnica que foi incorporada à dermatoscopia. Consiste em uma câmera e um microscópio digital que, conectados a um computador, permitem uma análise precisa, registro e armazenamento de imagens para comparação da evolução dos sinais. As lesões podem ser observadas com aumento de 20 a 70 vezes.

O acompanhamento do paciente com comparação das imagens captadas possibilita detectar, imediatamente, qualquer alteração sugestiva e, assim, diagnosticar a doença ainda no início.

Indicação

A técnica de Mapeamento é indicada para pessoas com muitas manchas no corpo, histórico familiar ou pessoal de câncer de pele, que tenha pele e cabelos claros, caso de queimadura de segundo grau na infância ou que se submeteram a bronzeamento artificial antes dos 30 anos de idade.

Possíveis resultados do Mapeamento Corporal

  • Baixo risco: as pintas têm características benignas. Ainda assim, o paciente deve fazer acompanhamento anual com dermatologista para analisar possíveis mudanças;
  • Risco moderado: nesse caso, a mancha/pinta apresenta alteração discreta e não é possível afastar o risco de que se transforme em câncer. Deve ser feito um novo exame três meses depois;
  • Alto risco: quando a lesão tem alta probabilidade de se tornar câncer de pele ou já é um tumor instalado. Então, é sugerida a retirada do tumor para confirmar a doença. Caso o resultado seja positivo, é identificado o tipo de câncer e o paciente é encaminhado para o tratamento.

Para mais informações, entre em contato com a Clínica IDEAL.