Olheiras: saiba como diminuir a sensação de cansaço no olhar

Olheiras: saiba como diminuir a sensação de cansaço no olhar

Olheiras são marcas profundas na região dos olhos que podem ter diferentes causas de acordo com seu tipo. Podem ser:

  • Acastanhadas: consiste no acúmulo de melanina ou hemossiderina. Pode ser causada por fatores genéticos ou por alergias, como a rinite;
  • Arroxeadas: têm origem com a dilatação dos vasos sanguíneos que circulam no local, podendo ser visíveis devido à finura da pele das pálpebras. Genética, sono irregular e retenção de líquido podem agravar o quadro;
  • Profundas: são caracterizadas por sulcos entre a olheira e o início das bochechas, gerando uma sombra. Costuma afetar, principalmente, pessoas em idade avançada.

O tipo de tratamento também varia conforme o tipo de olheira. As acastanhadas podem ser reduzidas com cremes clareadores a base de ativos ou, em casos mais graves, com peeling ácido, luz pulsada, laser fracionado ou ultrassom microfocado.

Para as olheiras arroxeadas, é indicado descanso, compressas geladas e produtos cosméticos específicos para a área dos olhos. Já para as profundas, o ideal é realizar um preenchimento com ácido hialurônico.

Em muitos casos, o uso de alguns produtos ajuda a melhorar o aspecto das olheiras, mas não faz com que desapareçam totalmente. Por isso é importante consultar um especialista para diagnosticar o tipo e a causa da olheira, o que irá facilitar a indicação do melhor tratamento.