FOLICULITE
A foliculite é semelhante à acne, mas a infecção é causada por uma bactéria que começa nos folículos pilosos, fazendo com que surjam bolinhas avermelhadas e com pus na pele. Além disso, a causa pode estar relacionada à inflamação de pelos encravados que, no caso, são aqueles que não conseguem encontrar passagem para nascer e, então, passam a crescer “por dentro”. Assim, causam desconforto estético inicialmente. Entretanto, se não tratado, pode ocasionar dor, coceira e até deixar cicatrizes.
CAUSAS DE FOLICULITE
O quadro de foliculite surge quando os pelos encravados não são tratados. O entupimento dos folículos pilosos é causado pelo atrito da roupa, no ato de barbear-se bem como depilar-se com lâminas. A cera para depilação também é um fator que a favorece, pois deixa a pele frágil devido à frequência de uso que arranca o pelo pela raiz.
Fatores como, por exemplo, excesso de oleosidade na pele, imunidade baixa e muito tempo entre um banho e outro também pode influenciar.
TIPOS DE FOLICULITE
A foliculite pode ser tanto superficial quanto profunda.
- Superficial: As espinhas avermelhadas podem apresentar pus ou não. Assim, a área fica sensível e com leve coceira;
- Profundo: Pode desenvolver furúnculo, com presença de pus, sensibilidade e dor intensa na região. Comum afetar couro cabeludo, rosto, pescoço, axilas, virilha, nádegas e pernas, por exemplo.