Imunoterapia é um tratamento, em forma de vacina, que busca diminuir a sensibilidade de pessoas que se tornaram alérgicas a alguma substância.
É um método bastante benéfico para os pacientes já que aumenta sua resposta imune, reduz os sintomas que costuma apresentar e ainda melhora a qualidade de vida.
O tratamento é recomendado, principalmente, para pessoas com rinite e conjuntivite alérgica, asma, alergia ao veneno de insetos, ácaros de poeira doméstica, por contato ou de alimentos.
Para indicar a imunoterapia é necessário, primeiramente, avaliar fatores como a impossibilidade de se afastar da substância que causa alergia e a intensidade das manifestações.
A imunoterapia pode ser feita de duas formas. Através de injeções subcutâneas, na fase de indução, as doses dos alérgenos vão aumentando e as aplicações devem ser semanais durante alguns meses. Na fase de manutenção, o paciente recebe doses iguais por um longo período com intervalo de 4 a 8 semanas.
Já no método sublingual, que pode ser feito em casa, as gotas devem ser colocadas embaixo da língua, com o paciente em jejum, e engolidas após dois minutos. A fase de indução dura de 3 a 4 meses, seguida pela fase de manutenção, em que a aplicação pode ocorrer diariamente ou 3 vezes por semana.
Ficou interessado no tratamento? Entre em contato com a Clínica Ideal e saiba mais sobre esse método.