Arrancando os cabelos – Perda de cabelo por estresse

Arrancando os cabelos – Perda de cabelo por estresse

Começa como um dia estressado. Esse dia vira uma semana, que vira um mês, e assim segue. Com o tempo, podemos nos acostumar com uma rotina estressada, achando que é normal e que, com o tempo, isso não tem muitas consequências além do próprio estresse. Mas isso não é bem verdade. Estresse e irritação constantes têm consequências sérias para o nosso corpo, que revela a sobrecarga com alguns sintomas específicos.

Um deles é a perda de cabelo. A queda de cabelo é algo perfeitamente natural – estima-se que aproximadamente cem fios caiam em batalha todos os dias – mas o excesso dessa queda, provocando falhas ou mesmo calvície completa, pode estar denunciando algo mais complexo. A alopecia androgenética ou areata tem causas multifatoriais: entre as principais delas estão a hereditariedade e a ação dos hormônios masculinos.

Mas uma delas também é o estresse – e isso precisa ser cuidado. O excesso de irritação pode agir inibindo o desenvolvimento dos folículos pilosos através de um processo inflamatório que compromete a circulação sanguínea do couro cabeludo, dificultando a permanência dos fios nele. Não somente isso, mas o estresse ainda aumenta as chances de oleosidade capilar, que favorece a caspa e, consequentemente, a queda de cabelo.

Um dia de fúria

Esse estresse também pode ser uma causa crônica ou aguda. Picos de estresse que perduram por longos e constantes períodos são conhecidos por provocar a queda gradual de cabelo. Mas eventos traumáticos e de grande transtorno emocional causados por conflitos pessoais, amorosos, perda de um ente querido, mudança de cidade, trabalho ou em caso de doença própria ou em outro familiar, podem provocar uma queda repentina de grandes quantidades de cabelo.

Embora a calvície completa, quando o couro cabeludo já não apresente mais folículos pilosos, não possa ser revertida, o processo pode ser contido enquanto ainda está acontecendo. Existem muitos tratamentos medicamentosos contra a alopecia. Alguns dos mais bem-sucedidos incluem ativos como Minoxidil e a Finasterida, bastante populares entre os dermatologistas.

Multivitamínicos também colaboram pois contém as vitaminas que são utilizadas pelo corpo para estimular o crescimento de novos fios, e podem ser utilizados juntos com os medicamentos prescritos pelo dermatologista. Também são recomendados shampoos próprios para queda de cabelo e oleosidade, pois eles impedem que essa oleosidade se acumule, o que provoca dermatite seborreica e caspa, outras causas para a queda.

Tá bom, mas não se irrite

Mas, acima de tudo, é preciso cuidar da saúde mental e evitar o estresse. É um fato que, em uma rotina de grande estresse, manter a calma e relaxar pode ser mais fácil falar do que fazer. Mas a alternativa é sempre pior, por isso, é importante fazer um esforço no sentido de diminuir o ritmo. Buscar ajuda profissional é sempre a melhor alternativa, para mediar sentimentos negativos e desabafar de uma forma construtiva.

Evite entrar em conflitos pessoais desnecessários, e utilize essa energia em atividades benéficas, como exercícios físicos que liberam hormônios como endorfina e serotonina, que promovem o bem-estar pessoal. Procure se alimentar de forma balanceada, leve e nutritiva, assim como criar o hábito de tomar chás calmantes, como camomila, para preencher o corpo com substâncias e nutrientes que ajudam o corpo a relaxar.

E enquanto você relaxa, caso você queira procurar os melhores tratamentos contra a queda de cabelo e calvície, a Clínica IDEAL tem os melhores profissionais para te orientar e ajudar. Entre em contato conosco e agende sua consulta para saber como podemos indicar o melhor tratamento para você.